As alianças
de transporte 2M e THE Alliance anunciaram a aplicação de cortes profundos em
seus serviços nas principais rotas comerciais devido à pandemia de Coronavírus
(Covid-19). As medidas em ambos os casos foram motivadas pela queda da demanda
nos mercados consumidores ocidentais e não pela interrupção do fornecimento da
China.
No caso da 2M - integrada pela Maersk
e MSC, as maiores linhas de transporte de contêineres 1 e 2 do mundo - os
cortes incluem uma suspensão temporária dos serviços 'AE20' / 'Dragon' e 'AE2'
/ 'Swan' na rota da Ásia -Norte da Europa durante todo o segundo trimestre de
2020. A medida começará a se aplicar aos itinerários programados para os navios
"MSC Venice" e "MSC Sixin", este último corresponde a um
dos novos navios ULCV da classe Megamax-24 MSC, que atingem 23.700 TEUs de
capacidade.
A suspensão de ambos os serviços
elimina 21% da capacidade na rota comercial, de acordo com informações da
Sea-Intelligence. Além disso, na semana 16-20, um itinerário será cancelado a
cada semana alternando os serviços 'AE6' / 'Lion' e 'AE7' / 'Condor', com os
quais o corte atinge surpreendentes 37% da capacidade de um Período de 5
semanas.
Para o analista Lars Jensen, com a
rapidez com que a demanda está caindo, era lógico iniciar o primeiro ajuste. O
segundo, enquanto isso, refletiu, passa a mostrar claramente que o declínio
aumentou acentuadamente desde então.
Além disso, ele anunciou que
obviamente esse corte na demanda não afetará apenas a aliança 2M e que a rota
Ásia-Europa não será a única a sentir as conseqüências. Nesse sentido, a
recente determinação da THE Alliance confirma o comentário.
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