quarta-feira, 18 de julho de 2018

Japão e União Europeia assinam pacto para impulsionar suas economias

          A União Europeia (UE) e Japão assinaram, nesta terça-feira, 17, em Tóquio, seu Acordo de Associação Econômica, um pacto que vai liberar a maior parte de seus intercâmbios comerciais e com o qual as duas partes esperam impulsionar suas economias. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e os presidentes da Comissão Europeia (CE) e do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, respectivamente, assinaram hoje o documento em cerimônia realizada em Tóquio.
          As duas potências encerram, assim, um longo processo de negociações iniciadas em 2013. Mas, para a entrada em vigor do pacto , ainda são necessários trâmites parlamentares em nível nacional, um processo que poderia ser prorrogado até o próximo ano e que Tóquio e Bruxelas concordem sobre um detalhe pendente.
          Trata-se de um “ambicioso pacto comercial entre duas das maiores economias do mundo” que constitui “um passo histórico”, destacaram os três líderes, em uma declaração conjunta após assinatura do documento. Com este acordo, o Japão e a UE “enviam uma mensagem poderosa para promover o livre-comércio e baseado em regras, e contra o protecionismo”, disseram, acreditando que o pacto ajudará no “crescimento econômico inclusivo” e “criação de emprego”.
         Uma vez entre em vigor, o Acordo de Associação Econômica levará a zona econômica mais aberta do mundo, já que o país asiático e o bloco comunitário aglutinam 40% do comércio global e 30% do Produto Mundial Bruto. O acordo foi selado em um momento marcado pelas tensões comerciais entre Tóquio e União Europeia com os Estados Unidos, por causa das medidas protecionistas aplicadas pelo presidente americano Donald Trump.
          O tratado vai liberar 91% das importações da UE para o Japão e até 99% quando for aplicada em sua totalidade, uma atividade econômica que atualmente representa cerca de 86 bilhões de euros e gera 600 mil empregos nos Vinte e oito, segundo dados da CE. O Japão é o segundo maior parceiro comercial dos Vinte e Oito na Ásia depois da China, enquanto o bloco comunitário é o terceiro parceiro global do país asiático por volume comercial após os Estados Unidos e Pequim.
          A UE e o Japão também assinaram um Acordo de Associação Estratégica. Por meio dele, as duas partes esperam aprofundar sua cooperação em questões como a defesa dos direitos humanos, temas culturais e luta contra a mudança climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário