quinta-feira, 26 de julho de 2018

México vai duplicar a capacidade operacional de seus portos


          A Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) do México anunciou nesta quarta-feira, 25, que vai incrementar a capacidade operacional dos portos do país, passando dos atuais 260 milhões de toneladas para 530 milhões de toneladas. A meta foi confirmada pelo secretário da SCT, Gerardo Ruiz Esparza.
       Segundo o secretário, a expansão é necessária uma vez que os terminais marítimos são responsáveis por 80% das movimentações de cargas no comércio mundial. Por isso, o presidente mexicano, Peña Nieto, fixou o Programa Nacional de Infraestrutura com a meta urgente de ampliar a capacidade dos portos nacionais. A medida será atingida por meio de melhorias em todos os aspectos, que também pretendem agilizar as operações.
          “Cada dia que um navio fica sem operar custa muito dinheiro, em torno de US$ 50 mil diários, e ainda representa uma perda grande para todas as empresas da cadeia produtiva”, exlicou Esparza. Segundo ele, quem acaba pagando a conta, no final, é o consumidor do produto, em virtude da falta de competitividade do México em relação, principalmente a suas exportações.
         “O novo porto de Veracruz, que será concluído em breve, será o terminal mais importante construído no país nos últimos 100 anos e se posicionará a altura dos principais portos de toda a América, especialmente da América Latina”, afirmou o secretário de Comunicações e Transportes. O complexo é uma das primeiras iniciativas do Programa Nacional de Infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário