O Porto de Santos está apto a receber embarcações de 366 metros. Para
a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que
administra o cais santista, com a atual infraestrutura do canal de
navegação, é possível trafegar com navios da classe New Panamax, que são
capazes de transportar 14 mil teus (unidade equivalente a um contêiner
de 20 pés). Mas os terminais e a Praticagem de São Paulo apontam a
necessidade da realização diversas obras estruturais.
Os avanços da indústria naval, o crescimento das demandas do comércio
exterior e o aprimoramento da logística, com foco para a economia de
escala no transporte de cargas, são alguns dos fatores que fazem com que
o Porto tenha de estar preparado para a nova realidade da navegação
mundial.
Hoje, o cais santista já recebe cargueiros com até 336 metros de
comprimento, 48 metros de boca (largura) e capacidade para transporte de
9 mil teus. Em maio, veio pela primeira vez ao Porto de Santos o maior
navio em comprimento a escalar no complexo, o Hyundai Loyalty, que tem
340 metros de proa (frente) a popa (trás).
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