sexta-feira, 27 de julho de 2018

Estivadores aprovam paralisação de 72 horas no Porto de Santos

          O Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sindiestiva) aprovou por unanimidade de votos, nesta quinta-feira (26), a greve da categoria no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A paralisação, definida em assembleia, será de 72 horas nos terminais de contêineres, e foi programada para os próximos dias 1º, 2 e 3 de agosto.
          Segundo o Sindiestiva, somente na quarta-feira (1º) a paralisação será em todo o porto, por seis horas. A decisão é consequência da indignação pela não manifestação do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) com uma contraproposta às reivindicações da categoria para a data-base de março.
          Entre elas, está o pagamento de R$ 1 mil por estivador no período trabalhado. A greve foi a saída encontrada para que haja negociação do valor ainda este ano, não estendendo o impasse para 2019.
          A decisão da assembleia é resultado de encontro ocorrido em 19 de julho, entre a direção da categoria e a Câmara de Contêineres do Sopesp. A negociação tratou das pautas de reuniões anteriores, com reivindicações dos estivadores avulsos e vinculados.
          Houve a apresentação de uma proposta por parte do sindicato, mas, na época, o negociador da câmara patronal, Sérgio Aquino, achou curto o prazo de uma semana para consultar as diretorias dos terminais.
          O Sopesp informou que tem mantido negocições com o Sindiestiva e que protocolou correspondência ao órgão pedindo posicionamentos sobre a proposta encaminhada pelo sindicato. Além disso, o órgão diz estranhar o movimento grevista, e que adotará medidas cabíveis caso a paralisação aconteça, a fim de garantir a continuidade das operações em defesa do Porto de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário