O leilão para arrendamento de áreas em portos promovido pela Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq ) na B3, na Bolsa de Valores
B3, em São Paulo (SP), teve como vencedor o consórcio operado pela Suzano,
único proponente, que ofertou R$ 100 mil como valor de outorga para um
terminal no Porto de Itaqui, no Maranhão. O leilão foi realizado nesta sexta-feira, 27.
Os lotes referentes a dois terminais no Porto de Paranaguá, no
Paraná, para trânsito de celulose e veículos, não receberam propostas.
Mário Povia, diretor da Antaq, disse que esta foi uma oportunidade
desperdiçada pelos empresários, já que o contrato oferece grande
potencial e segurança jurídica. “Eu não esperava dar vazio, não vejo uma
justificativa plausível”, afirmou.
Segundo Povia, um conjunto de fatores pode ter levado à
rejeição, como estrutura eficiente do porto paranaense que,
contraditoriamente, afasta os empresários em razão da baixa necessidade
de investimentos. Outro ponto é o custo de capital ( Waac, na sigla em
inglês), que influencia a remuneração do investidor. O governo trabalha
com uma nota técnica de 2015. “Não acho que tenha sido o único fator
[para falta de propostas]”, avaliou.
O diretor da Antaq destacou que pretende estudar o resultado do leilão
de hoje, mas garantiu que os contratos que não receberam propostas
estavam bem modelados, com as demandas verificadas. “Estavam em um
contexto de viabilidade”, observou.
Voltado para o embarque e desembarque de papel e celulose, o contrato
do Terminal no Porto de Itaque terá prazo de 25 anos. O CEO do Porto do
Itaqui, Ted Lago, adiantou que uma fábrica da Suzano no sul do Maranhão deve
facilitar a operação.
“Temos uma malha ferroviária. São três ferrovias que atendem ao porto,
que saem de dentro da fábrica da Suzano até a beira do cais. O projeto
vai completar o processo e dará mais rentabilidade como um todo. A
Suzano tem experiência longa no processo de celulose”, explicou.
Para o diretor do Departamento de Parcerias do Ministério dos
Transportes, Portos e Aviação, Fábio Lavor Teixeira, mais importante do
que o valor ofertado de R$ 100 milhões são R$ 200 milhões que serão
investidos na estrutura. “O governo pretende prover infraestrutura,
teremos um terminal ultramoderno”, acrescentou.
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