De olho não somente no
mercado colombiano, mas da América Latina, a Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa
de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), leva
25 marcas nacionais para participar de duas feiras na Colômbia. A primeira
acontece entre 17 e 19 de julho (IFLS, em Bogotá/foto) e a segunda entre 24 e 26 de
julho (Colombiamoda, em Medellín).
Na primeira parada, a International Footwear and Leather Show – IFLS – recebe
17 marcas. O evento será precedido pelo já tradicional Photocall, no dia
16, evento que integra as empresas verde-amarelas à imprensa local. A
coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que
a ação deste ano terá como tema a Copa do Mundo, que terá sua final no dia
anterior. “Locamos uma estrutura de quadra de futebol com grama sintética e
faremos toda a ambientação para celebrar essa grande festa do futebol mundial”,
conta. As fotos feitas no evento, com as marcas participantes da ação –
Piccadilly, Cravo & Canela, West Coast, Usaflex, Beira Rio Conforto,
Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Invoice, Dian
Pátris, Ala, Zatz, Cervera, Bottero, Verofatto e Petite Jolie – poderão ser
utilizadas pela imprensa presente.
Maior feira da Colômbia e umas das mais importantes da América Latina, a IFLS
recebe alguns dos principais players
do setor calçadista do continente. Segundo a analista de Promoção
Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas, a expectativa é positiva,
visto o relacionamento já consolidado das marcas nacionais no país
sul-americano. “A perspectiva também é embalada pelo fato de a feira apresentar
produtos de verão, o forte da nossa indústria e também a maior demanda da
Colômbia”, comenta a analista. No ano passado, a mostra gerou mais de US$ 6
milhões em negócios realizados e alinhavados. Participam da IFLS as marcas:
Piccadilly, Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare
Ultraconforto, Molekinho , Bottero, Verofatto, Fila, Petite Jolie, Rider,
Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago e Grendene Kids.
A segunda parada em solo colombiano será na Colombiamoda. Evento voltado para
marcas lançadoras de moda, a mostra terá a participação das brasileiras
Piccadilly, Cravo & Canela, West Coast, Usaflex, Beira Rio Conforto,
Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Invoice, Dian
Pátris, Ala, Zatz e Cervera. Na feira do ano passado, foram gerados mais de US$
800 mil em negócios.
A Colômbia é o 7º maior mercado internacional para o calçado brasileiro. Entre
janeiro e maio deste ano, os colombianos compraram US$ 14,4 milhões do produto
verde-amarelo, número estável na relação com igual período de 2017. “Porém, nos
últimos cinco anos, as exportações brasileiras de calçados para lá cresceram
45%, um número significativo e que demonstra a importância das ações do
Brazilian Footwear para a promoção do produto naquele país”, conclui Maria
Patrícia.
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