terça-feira, 17 de julho de 2018

Francal mostra força do setor calçadista brasileiro


            A 50ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios - Francal, que começou nesta segunda-feira, 16 e vai até 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A abertura mostrou a força da indústria calçadista nacional. Com representantes da cadeia, fornecedores, indústria e varejo, o evento brindou os 50 anos da mais tradicional feira calçadista brasileira e provocou uma reflexão sobre os atuais desafios do setor, que vão além da superação da crise atual, trazendo a necessidade da adaptação da cadeia para o atendimento de um novo tipo de consumidor.
           O presidente da mostra, Abdala Jamil Abdala, ressaltou que a feira vem fazendo as adaptações demandadas pelo mercado, proporcionando uma experiência completa, que vai além dos negócios, com muito conteúdo e informação qualificada. “Aqui teremos uma prova da força do setor, que mesmo diante das dificuldades do atual momento, tem buscado inovação e certamente irá apresentar o que de melhor temos na indústria de calçados e artefatos”, disse, acrescentando que o empresário, cada vez mais, percebe que é “hora de parar de reclamar e trabalhar pelo desenvolvimento do setor”. 

           O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, acrescentou que a resistência do setor, mesmo em meio a uma brusca queda na demanda interna e as oscilações nas exportações, é prova da força de toda a cadeia coureiro-calçadista nacional. “Mesmo com todos os problemas de competitividade, estamos presentes em mais de 150 países”, avaliou. Segundo o executivo, existe uma expectativa de que a partir do segundo semestre, com as vendas das coleções de primavera-verão, a situação melhore para o segmento, que viu as vendas caírem tanto no mercado interno (-4%) como no externo (-6,7%) no primeiro semestre de 2018. 

           Klein ressaltou, ainda, que para vencer os desafios atuais da cadeia é preciso, num primeiro momento, reduzir os custos, sobrevivendo à crise. “Tempos através comemorávamos, aqui na Francal, um crescimento de 10% no varejo de calçados. Hoje estamos longe disso, então a indústria precisa entender que o momento é de segurar o caixa para, quando a economia estiver recomposta, passar a investir em inovação, tanto em produto quanto em modelos de negócios e processos”, conclui o dirigente, destacando o Future Footwear, programa que une as entidades representativas da cadeia e que tem por objetivo estimular a adoção dos conceitos da Indústria 4.0 na produção de calçados, além de novos modelos de negócios e produtos inovadores. 
           A abertura contou também com intervenções do vice-presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Imad Esper, que falou sobre a importância da união de todos os elos da cadeia para a adaptação às exigências do mercado atual, especialmente com relação à atuação no canal omnichannel; do CEO da Usaflex, Sérgio Bocayuva, que destacou o crescimento dos canais monomarcas  e os desafios para o varejo multimarcas, que passam especialmente pelo treinamento dos vencedores para conceder uma experiência de compra satisfatória ao consumidor; do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Milton Killing; e do presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Calçados (Abrecal), Paulo Schemes.



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