segunda-feira, 9 de julho de 2018

Governo alemão testa projeto-piloto para ligar caminhões em rede


          O Governo Federal alemão financiou com cerca de 2 milhões de euros um projeto-piloto da indústria logística para ligar caminhões em rede (platooning). O primeiro platoon de caminhões no âmbito desta iniciativa partiu esta semana do centro da DB Schenker em Neufahrn, perto de Munique, seguindo em direção a Nuremberga naquela que será a via escolhida (A9) para estes testes.
          Andreas Scheuer, ministro federal dos Transportes daquele país, defende que “este é um projeto de investigação visionário para a nossa via de testes digitais, a autoestrada A9. O projeto marca o início do futuro dos transportes de mercadorias automatizado e ligado em rede. Trazemos a tecnologia de amanhã às estradas de hoje, para testar a inteligente interação entre homem, máquina e material. As nossas oportunidades: os processos logísticos – desde a rampa de carga até ao cliente – podem tornar-se mais seguros, eficientes e ecológicos. E os motoristas vão tornar-se especialistas em logística moderna, nos caminhões digitais.”
          Os testes regulares de caminhões ligados em rede que agora começaram vão acontecer ao longo de um percurso de 145 quilômetros e serão, numa primeira fase, feitos sem qualquer tipo de carga. De acordo com a DB Schenker, uma das envolvidas na iniciativa, depois desta primeira fase, o platoon passará a estar na estrada diariamente para efetuar três viagens logísticas de rotina com os caminhões parcialmente carregados com peças de máquinas, bebidas ou papel.
          “Esta primeira utilização de comboios de caminhões na Alemanha vai definir novos padrões para o mercado logístico, que vão beneficiar sobretudos os nossos clientes”, sublinha Alexander Doll, Membro do Conselho da DB para Transportes e Logística. “Com este projeto, a DB Schenker revela o que será realmente importante para as empresas em tudo o mundo, no futuro: inovações avançadas criadas através de parcerias”.
          O platooning é um sistema que se caracteriza por colocar na estrada pelo menos dois caminhões que seguem muito próximos, como num comboio, com o apoio de assistência técnica de condução e sistemas de controlo. Todos os veículos no platoon estão conectados uns aos outros por uma ‘barra de engate’ eletrônica que se serve da comunicação entre veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário