terça-feira, 17 de julho de 2018

Codesp e Prefeitura de Santos assinam Termo de Cooperação para ações na gestão de dados e tecnologia


          A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a administração municipal assinaram nesta segunda-feira, 16, na sede da Prefeitura de Santos, Termo de Cooperação Técnica que estabelece ações conjuntas no intercâmbio de informações e conhecimento. A parceria permitirá integração de trabalhos na área de cartografia, geotecnologia, implantação e operação do Sistema de Informações Geográficas e na gestão do Banco de Dados Georreferenciados.
          O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou a importância da parceria que soma ferramentas tecnológicas para produção de informações de interesse comum ao planejamento.
Já o presidente Alex Oliva, da Codesp, lembrou o caráter de integração entre porto e cidade e explicou que, a partir da assinatura,  as administrações do porto e do município poderão compartilhar dados.
          “Prefeitura e Codesp terão acesso a informações georreferenciadas de áreas de interesse comum e estratégicas ao planejamento integrado. A solução agrega e traz benefício a todos”, destacou Oliva. Ele anunciou para agosto a oficialização de um núcleo  comum aos dois entes públicos. É oNúcleo de Geoprocessamento que responderá pela confecção de camadas cartográficas eletrônicas georreferenciadas no sistema de informações geográficas no “datum” Sirgas 2000, da Prefeitura de Santos. Parte do conteúdo do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos (PDZPS) será enviada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil em base de dados georreferenciados.
          As etapas de trabalho incluem o levantamento, pela Prefeitura de Santos, dos dados disponíveis na base do SigSantos que possam subsidiar a confecção, pela Codesp, das camadas cartográficas eletrônicas. As informações levantadas pela administração municipal deverão ser disponibilizadas para uso da Codesp, com o devido suporte, mediante procedimentos, tutoriais e palestras, visando reduzir o tempo de aprendizado e o domínio das ferramentas tecnológicas para confecção de mapas em arquivos físicos e digitais. Por outro lado, a Codesp disponibilizará, para uso da Prefeitura, informações de seus marcos geodésicas e autorizará o acesso a outras fontes de dados atuais e históricos, relativos a fenômenos atmosféricos e climatológicos, disponíveis na empresa ou em outra fonte, considerados importantes pela administração municipal, respeitando eventuais restrições de caráter estratégico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário