quinta-feira, 12 de julho de 2018

Modernização dos portos marítimos no Peru terá investimento de US$ 2,014 milhões


          O gerente geral da APNP (Autoridade Portuária Nacional do Peru), Guillermo Bouroncle, explanou a atualização do Plano de Desenvolvimento Portuário do país no 17º foro de Portos da Câmara de Comércio de Lima, realizado nesta semana. Ele destacou que os problemas identificados que afetam a evolução do setor são a falta de modernização da gestão dos processos logísticos, a cogestão do sistema, a insegurança no entorno dos terminais portuários, o tráfico ilícito de drogas dentro das instalações portuários e o déficit de infraestrutura e equipamento portuário. Os investimentos deverão somar US$ 2,014 milhões.
           Para superar estas dificuldades, a APNP elaborou o Plano, um documento técnico-normativo cujo objetivo é orientar, impulsionar, ordenar, planificar e coordenar o setor portuário peruano. O Plano envolve cinco linhas estratégicas. A primeira consiste na busca de promover o fortalecimento do marco institucional do sistema portuário do país. A partir dele, promover a atualização do marco jurídico, liderar o aperfeiçoamento da cadeia logística do país.
        Entre as medidas propostas, a primeira busca impulsionar o modelo de relação das dez autoridades portuárias regionais: Loreto, Piura, Lambayeque, La Libertad, Ancash, Ucayali, Lima Provincias, Madre de Dios, Puno e Moquegua. A segunda pretende potencializar a modernização das infraestruturas e a conectividade e estimular investimentos para o desenvolvimento das estruturas necessárias. A Terceira, envolve o fomento da competitividade dos serviços portuários. A quarta trata de impulsionar a integração das atividades logístico-portuárias. A quinta visa a integrar a área toda de maneira sustentável na relação Porto-Cidade.
         Essa linha estratégica pretende fomentar o desenvolvimento sustentável da infraestrutura portuária peruana que atualmente conta com 85 instalações portuárias, 28 delas de uso público, e outras 57 de uso privado, que reúne terminais de hidrocarburetos, granéis e multipropósito.
          Todas estas instalações movimentaram, em conjunto, 103.917.031 toneladas métricas em 2017, 10% acima do registrado no ano anterior. Já as operações com contêineres no mesmo período se elevou a 2.540.993 teus, 9,5% a mais na comparação com o registrado em 2016.
         Os recursos já definidos serão aplicados pela TP Fosfatos Fosfac, Multiboyas Consorcio Terminalkes, HP TP Multiboyas Petroperú e HP Chancay. Estão em estudo por empreenderes privados, os investimentos na TP Lambayeque , TP Salaverry , TP Chimbote, TP San Juan de Marcona e TP Ilo.
           Já os planos de investimentos na modernização de portos fluviais e hidrovias alcançaram US$ 201 milhões. Neles figuram os projetos em estudo dos terminais de passageiros Yurumiguas-Nauta, de Iquitos-Santa Rosa, TP Santa Rosa, TP Iquitos e os terminais portuários de Passageiros Pucallpa-Atayala. Está em estudo também investimentos no TP Pucallpa.
         O Ministério dos Transportes do Perú também contabiliza novos investimentos, num total de US$ 24,008 milhões, para o período 2016/2021. Esse montante será destinado a construção e melhorias em terminais, aeroportos e sistemas de integração multimodal com visão logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário