segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mapa prepara 39ª edição do Congresso Mundial do Vinho, em Bento Gonçalves (RS)


        O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está trabalhando nos preparativos da 39ª edição do Congresso Mundial do Vinho. O encontro da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) vai ocorrer entre os dias 24 e 28 de outubro deste ano, em Bento Gonçalves (RS). O congresso define as diretrizes para o setor, como, por exemplo, as recomendações para boas práticas de produção de uva e vinho e as condições adequadas para a conservação da bebida.
         O Brasil, país-membro da OIV, tem participado das reuniões técnicas e das edições do congresso. Para a divulgação do evento e promoção da imagem dos vinhos e suco de uva nacionais, técnicos do Mapa estiveram na recepção dos delegados oficiais da OIV, na Embaixada Brasileira em Paris, no último dia 15.
        “A realização do congresso no Brasil vai possibilitar maior participação do setor nacional e da área científica brasileira nas discussões internacionais. Esse é um encontro que induz ao desenvolvimento de novos projetos científicos e serve para mostrar ao mundo a nossa realidade”, diz o chefe da delegação brasileira e da Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Helder Borges.
         A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) instituiu em 2015, por meio de portaria, a comissão organizadora do Congresso, tendo como membros o Mapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o governo do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Bento Gonçalves e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
          Bento Gonçalves fica no alto da Serra Gaúcha e é conhecida como a Capital Nacional do Vinho. O município é pioneiro no Brasil no desenvolvimento do enoturismo, segmento da atividade turística que se baseia em viagem para apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições das localidades que produzem a bebida. Em 2014, o congresso ocorreu na Argentina, e em 2015, foi realizado em Mainz, na Alemanha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário