segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bolsas asiáticas fecham em baixa nesta segunda, com investidores mostrando cautela antes de reuniões de bancos centrais no Japão e EUA

         As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (25), com alguns investidores mostrando cautela e evitando negócios antes de reuniões de bancos centrais no Japão e nos EUA. Na China, pesaram ainda preocupações geradas pelo calote de estatais locais.
         O Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciam decisões de política monetária nesta semana, na quarta e quinta-feira, respectivamente. Não há expectativa de novidades do Fed, mas o BC norte-americano poderá dar sinais de quando planeja voltar a elevar juros.
         No Japão, cresce a especulação de que o BoJ poderá agir com novo relaxamento, diante da recente tendência de valorização do iene e da piora das condições de negócios das empresas japonesas nos últimos meses. Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,76%, a 17.439,30 pontos, após acumular valorização de 4,3% na semana passada.
         Entre os mercados chineses, o Xangai Composto recuou 0,4%, a 2.946,67 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, também registrou queda de 0,4%, a 1.859,90 pontos.
Segundo analistas, os negócios na China foram pressionados por temores relacionados ao calote no pagamento de bônus de empresas estatais, incluindo da fabricante de transformadores elétricos Baoding Tianwei Group, e pela transferência de recursos de ações para commodities.
         Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 0,76% em Hong Kong, a 21.304,44 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,05% em Seul, a 2.014,55 pontos, e o filipino PSEi recuou 0,07% em Manila, a 7.250,13 pontos. O mercado taiwanês foi exceção e o Taiex subiu 0,3%, a 8.560,28 pontos. Na Oceania, as bolsas da Austrália e da Nova Zelândia, cujo BC também se reúne nesta semana, não operaram hoje devido a um feriado local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário