quinta-feira, 28 de abril de 2016

Guindastes comprados pela APM Terminals Pecém na China devem chegar ao Ceará no final de maio

          Os dois guindastes do tipo STS (Ship to Shore) adquiridos pela APM Terminals Pecém junto à fabricante ZPMC partiram da China na última terça-feira rumo a uma jornada de seis semanas até o porto cearense. A empresa informou que o desembarque deverá ocorrer no final de maio, estreando o novo cais construído pela Cearáportos.
         “Os equipamentos estarão entre os maiores do país, capazes de alcançar até a 22ª fileira de contêineres dos navios. Com excelente infraestrutura e condições naturais favoráveis, o terminal de Pecém terá condições de atender grandes embarcações que servem as rotas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio, sem nenhuma restrição”, garantiu o diretor superintendente da APM Terminals Brasil, Ricardo Arten.
         “Além disso, com a abertura do Canal do Panamá para navios maiores e a localização estratégica de Pecém, o terminal se consolidará como um potencial distribuidor de cargas, ou seja, poderá receber as principais linhas de longo curso e distribuir estes contêineres para outros portos do país e da América do Sul através da cabotagem”, calculou Arten.
         A produtividade também é um fator fundamental para estabelecer vantagem competitiva do terminal. “Selecionamos criteriosamente 34 funcionários para atuarem como operadores, os quais têm participado de 130 horas de treinamento para trabalharem nos guindastes. O objetivo é que a produtividade média por equipamento alcance 26 MPH (movimentos por hora) em 2016 e supere os 35 MPH já no ano que vem”, destacou o executivo.
         A empresa espera elevar em pelo menos 20% a movimentação no terminal após a chegada dos guindastes, superando a marca dos cerca de 180 mil TEUs operados em 2015. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 100 milhões em novos equipamentos. Além dos guindastes, 9 empilhadeiras de grande porte e 15 terminal tractors foram adquiridos pela empresa e já operam no terminal desde o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário