segunda-feira, 25 de abril de 2016

Ergos Group vence licitação para implantar sistema de controle de acesso automatizado no Porto de Vitória

          O Ergos Group, de Santos (SP), venceu a licitação para a implantação de um sistema de controle de acesso automatizado ao Porto de Vitória (ES). A empresa revelou ainda que pretende participar da concorrência para dotar o Porto de Santos de tecnologia semelhante. 
         A instalação do sistema integra o projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog), desenvolvido pela Secretaria de Portos (SEP) e que chega ao complexo de Vitória. Ele disponibiliza uma ferramenta especialmente elaborada para o monitoramento integrado e um eficaz controle da chegada da carga. 
          Além de áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa cobre os corredores rodoviários do país. Para tanto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) participam da iniciativa.
          No porto capixaba, a Ergos Group irá instalar “um sistema unificado e integrado de informações, toda a infraestrutura necessária para a implantação das tecnologias – que são OCR, com reconhecimento de caracteres não só placa do veículo como do número do contêiner –, automação de gates, RFID (tecnologia de radiofre-quência) e circuito fechado de TV com foco em segurança e controle de acesso”, explicou o vice-presidente da empresa, Maxwell Rodrigues. 
          A companhia é subsidiária brasileira da Certus Port Automation, responsável pela automatização de portos como Roterdã, na Holanda. E Rodrigues lembra que “Roterdã demorou algo em torno de 20 anos para chegar no nível de automação que tem hoje, mas iniciou por algum processo. E esse primeiro passo tem que ser dado. Não adianta imaginarmos que tudo aquilo que vai ser implementado é muito macro, grande ou difícil, sendo que o primeiro passo não é dado”. 
          Segundo o executivo, a empresa deverá instalar e manter, por 36 meses, o sistema no porto capixaba. Neste período, o executivo aposta que a experiência da implantação do sistema poderá garantir maiores subsídios para realizar a tarefa no complexo santista. 
          “Para Santos, conforme a Secretaria de Portos disponibilizou através do site, existe uma verba de R$ 115 milhões para a implantação desse projeto que eles chamam de cadeia logística do Porto de Santos. E nós estamos visando participar justamente por conta do know-how e da expertise que nós vamos adquirir na implantação do Porto de Vitória. Existem inúmeros desafios. A gente tem uma série de atores envolvidos nesse processo – agentes de carga, clientes, caminhoneiros, agentes marítimos – e temos de garantir a coleta de informações, uma admissão veloz nos portos e, consequentemente, ajudar toda a cadeia logística, não só a portuária, como a rodoviária”, destacou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário