quinta-feira, 28 de abril de 2016

Empresário Jorge Gerdau apresenta a Temer propostas para tirar o setor siderúrgico da crise

         O empresário Jorge Gerdau, advertiu o vice-presidente da República, Michel Temer, durante reunião, nesta quinta-feira, 28, em Brasília,  sobre o atual quadro de dificuldades enfrentado pelo setor de siderurgia. O encontro foi acompanhada pelo presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil, Benjamin Baptista, e do presidente-Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo.
         "Não falamos a respeito do lançamento de um pacote para a área econômica). Falamos mais do quadro da siderurgia, que é de dificuldades da demanda e exportação", disse Gerdau na saída do encontro com o vice-presidente. Segundo Benjamin Batista, foram apresentadas algumas propostas a Temer como alternativas para tentar tirar o setor da atual crise.
         "São propostas vinculadas à área de financiamento à exportação, à desoneração, vinculadas ao custo Brasil", ressaltou o dirigente. De acordo com ele, o cenário econômico deve gerar novas perdas para o setor. "Estamos passando a maior crise que a gente já teve neste últimos 40, 50 anos. O consumo aparente está caindo dia a dia. Caiu 17% ano passado e estamos com previsões de nova redução do consumo aparente. Várias de nossas plantas estão paradas", se queixou.
         Em relação às exportações, Benjamin ressaltou que a principal preocupação é com o "fator China" na economia mundial. "A questão fundamental hoje no mundo é o excesso de capacidade de aço. Esse excesso está basicamente voltado para a China. Esse é um tema que não preocupa apenas o governo brasileiro, mas o mundo", disse.
         "Nossa preocupação neste tema é o reconhecimento da China como economia de mercado. Assim que a China for de fato reconhecida como economia de mercado, todo mundo vai ter mais dificuldades de poder acionar as importações chinesas contra processos de dumping", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário