Realizados entre 18 e 20 de
novembro, durante a Zero Grau, feira de calçados que aconteceu em Gramado/RS,
os projetos de promoção comercial e de imagem promovidos pelo Brazilian
Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em conjunto com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), devem
gerar US$ 920 mil e ganhos de imagem no mercado peruano, alvo de uma das ações.
Durante o evento e também em agendas externas, por meio de visitas a fábricas
de calçados, lojas e showrooms
no Rio Grande do Sul e em São Paulo, foi realizado o Projeto Comprador Vip, que
nesta oportunidade trouxe ao Brasil compradores dos grupos Marc Jacobs, dos
Estados Unidos, e da Hudson’s Bay Company, do Canadá. Conforme relatório da
Abicalçados, os importadores levaram número expressivo de amostras e apontaram
a previsão de fechar US$ 920 mil em negócios nos próximos meses.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, que acompanhou o
grupo norte-americano, ressaltou a oportunidade proporcionada pela
participação, já que a Marc Jacobs está buscando fornecedores em países
alternativos à China, especialmente em função da Guerra Comercial entre Estados
Unidos e China, que tem provocado aumento das tarifas de importação para
produtos chineses nos Estados Unidos. O gerente sênior de Qualidade da Marc
Jacobs, Mozer Oliveira, destacou que o grupo, que ainda não trabalha com
calçado verde-amarelo, veio para conhecer a indústria calçadista brasileira.
“Encontramos parceiros que estávamos procurando e vamos dar continuidade nas
negociações durante o próximo ano”, contou.
Para Ruisa Scheffel, analista de Promoção Comercial da entidade que esteve com
as compradoras canadenses, a participação foi positiva. Segundo ela, a Hudson
Bay Company trabalha com poucas marcas brasileiras e sempre por meio de
escritórios de representação nos Estados Unidos. “Estávamos prospectando a
empresa desde 2015 e agora conseguimos trazê-los. É prova de que o calçado
brasileiro está de volta ao radar de compradores que antes só buscam seus
produtos na Ásia”, destacou Ruisa. A compradora responsável por avaliar
novas marcas para o grupo, Tabatha Emery Wookey, disse que ficou surpresa
com a qualidade dos produtos brasileiros. “Existe muita possibilidade de
ampliação e formação de novas parcerias. Ficamos positivamente surpresas pela
qualidade e pela flexibilidade de produção em lotes diversificados, com prazos
de entrega entre 30 e 45 dias”, comentou a importadora.
Além dos negócios gerados com o Projeto Comprador Vip, as empresas brasileiras
apoiadas pelo Brazilian Footwear tiveram ganhos de imagem com o Projeto Imagem,
que nesta oportunidade recebeu as jornalistas peruanas Magaly Patricia, da
Revista Ganamás, e Magda Quispe, do Diario de La Republica.
A participação foi acompanhada pela assistente de Projetos da Abicalçados,
Carla Giordani, que ressaltou a percepção das comunicadoras sobre o mercado
brasileiro. “Elas não conheciam, no detalhe, como é a fabricação. Ficaram
surpresas de quantos processos e pessoas são envolvidas na produção e
comentaram que agora entendem a composição do preço do calçado”, contou Carla.
Para Magaly Patricia, o destaque ficou por conta dos processos sustentáveis na
produção de calçados. “Chamou a atenção os processos sustentáveis na produção,
com novos materiais com menor impacto ambiental, e a preocupação com a
destinação final dos resíduos”.
Nesta edição, os projetos realizados pelo Brazilian Footwear tiveram o apoio da
Merkator Feiras e Eventos., promotora da Zero Grau. A feira apresentou coleções de
outono-inverno de mais de 1,5 mil marcas, além de produtos de alto-verão para
pronta entrega. O apoio para a realização foi dos sindicatos das indústrias de
calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga
e Três Coroas. A próxima Zero Grau acontece entre 16 e 18 de novembro de 2020, também no Serra
Park, em Gramado/RS.
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