quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Canal de Suez comemora 150 anos movimentando mais de 70 mil navios desde sua ampliação

         Em 17 de novembro, o Canal de Suez, a rota marítima mais curta entre a Europa e os países do Oceano Índico e do Pacífico Ocidental, completou 150 anos entre a satisfação das autoridades egípcias e as sombras do cumprimento de seus objetivos.
         O chefe da autoridade administrativa do canal de Suez, almirante Osama Rabie, destacou o "sucesso" dessa infraestrutura e o "prazer" de comemorar seu 150º aniversário, um "evento único no coração dos egípcios".
          Rabie disse que "o Canal de Suez abriu e mudou o mapa do mundo para sempre" e disse que atualmente 10% do comércio marítimo mundial transita por essa etapa artificial e seu volume "não para de crescer".
         Em agosto de 2015, o presidente egípcio Abdelfatah Al Sisi inaugurou a expansão do Canal de Suez, cujo custo de construção ultrapassou US $ 1.241 milhões, entre a criação do novo canal, que percorre os quilômetros 60 a 75, e a expansão do canal existente. .
         Com a expansão do canal, o tempo de trânsito dos navios foi reduzido, o que também pode ter mais calado e tonelagem do que antes. Por sua vez, a nova via marítima facilita o tráfego em duas direções. Segundo a Autoridade do Canal de Suez, mais de 70.000 navios já transitaram desde a expansão.
         O canal é uma das principais fontes de câmbio para os cofres do Egito e, no ano fiscal de 2018 e 2019, gerou uma receita de US $ 5,9 bilhões, o número mais alto de sua história.
         Nesse contexto, em 2 de agosto, as autoridades comemoraram a execução do projeto, destacando que naquela data 81 embarcações carregadas com 6,1 toneladas haviam atravessado o canal, representando o valor mais alto registrado até o momento.
         No entanto, apesar de essas receitas serem 5,4% superiores às do mesmo período do ano anterior, a atividade não cresceu à taxa de US $ 13.000 milhões em 2023, objetivo estabelecido pelas autoridades egípcias ao inaugurar o Novo canal de Suez.
          Essa é a visão do analista político Timothy Kaldas, do Instituto Tahrir para o Oriente Médio, que afirmou que a renda gerada após a expansão não segue o caminho pelo qual o governo egípcio justificou a expansão, segundo a EFE.

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