segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Comércio mundial deve seguir em queda no quarto trimestre, prevê OMC

          De acordo com o mais recente Barômetro de Comércio da OMC, a atividade comercial global continuará a enfraquecer no quarto trimestre de 2019. Nesta ocasião, foi alcançada uma leitura de 96,6 pontos e, embora haja uma ligeira melhora em relação ao trimestre anterior (9,7), ainda permanece abaixo do valor de referência de 100 pontos, o que sugere uma fraqueza contínua no comércio de mercadorias.
          Embora alguns índices dos componentes tenham se estabilizado, outros continuam com uma tendência de queda, "refletindo o aumento das tensões comerciais e o aumento das tarifas nos principais setores", afirmou a OMC. Os índices que possuem território de tendência consolidado, embora muito limitados, são pedidos de exportação (97,5), produtos automotivos (99,8) e expedição de contêineres (100,8).
          No entanto, as taxas de carga aérea (93,0), componentes eletrônicos (88,2) e matérias-primas (91,4) tiveram uma trajetória bem abaixo da tendência. Os números fracos em relação ao comércio de componentes eletrônicos podem ser consequência de recentes aumentos nas taxas que afetaram o setor. (imagem de Genebra, sede da OMC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário