quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Setor portuário da América do Sul recebe fortes investimentos apesar das turbulências políticas

        “A turbulência política que abalou a América do Sul nos últimos tempos e suscita alarmes que podem alterar o clima dos investimentos nos portos, e a Guerra Comercial entre os Estados Unidos e a China, cujo impacto no comércio mundial é evidente; à primeira vista, não terão grandes conseqüências nos processos de investimento público e privado em infraestrutura e equipamentos portuários em andamento ”, afirma o advogado, árbitro e professor de Direito Marítimo, José Antonio Pejovés
          De fato, ele diz: “Temos que a região está passando por um momento em que os investimentos em projetos portuários, que, embora possam ser melhores, podem incentivar expectativas prudentes da perspectiva de olhar para o copo 'meio cheio' de tal maneira que ajuda a promover um ambiente positivo que tenta acalmar as águas nos setores público e privado, vinculados à indústria portuária. ”
         Segundo o advogado, algumas publicações importantes divulgadas no TOC Americas 2019, realizadas em Cartagena das Índias há alguns dias, relatam investimentos no setor portuário sul-americano que devem ser destacados.
         Nessa linha, ele detalha que a última edição da publicação em inglês, World Cargo News, contém uma parte dedicada à América do Sul - America Focus -, que destaca vários processos de investimento público e privado nos portos, a presença de operadores portuários chineses e o fato de o Brasil, a Colômbia e o Peru estarem atraindo a maior atenção da região.
         É mencionado o investimento de aproximadamente US $ 170 milhões mencionado pela DP World na infraestrutura do Porto de Santos (Brasil); o investimento de US $ 150 milhões com financiamento do BID, que Itapoá Terminais Portuários fará no porto de Santa Catarina de Itapoá (Brasil); os US $ 300 milhões que a SPBC e a CMA CGM investirão no desenvolvimento do Porto de Antioquia (Colômbia); os US $ 50 milhões que o COMPAS investirá no porto de Cartagena (Colômbia); e o projeto de US $ 3000 milhões a ser realizado pela Cosco Shipping Ports e pela empresa de mineração Volcan para o desenvolvimento do porto multiuso de Chancay em Lima (Peru).


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