A CMA CGM
obteve um lucro líquido de US$ 45 milhões no terceiro trimestre, reduzindo a
perda de nove meses do grupo francês de transporte e logística para US$ 107
milhões. O número de contêineres transportados no terceiro trimestre aumentou
5,1% em relação ao mesmo trimestre de 2018, para 5,5 milhões de teus, o que foi
atribuído principalmente ao crescimento do negócio de transporte de curta
distância, incluindo integração de contêineres, informou o Loadstar.
No entanto, excluindo as receitas da
Ceva Logistics, o faturamento caiu 3%, para US $ 5.880 milhões, devido à
pressão nas tarifas de frete. Enquanto isso, o setor de logística continuou
operando em vermelho, e a CMA CGM disse: "O grupo mantém seu firme compromisso
de devolver a Ceva Logistics a um retorno estrutural e sustentável, graças à
grande variedade de medidas e investimentos feitos desde o fechamento da
aquisição. "
A companhia acrescentou que
"devido ao ambiente difícil em certos setores industriais", foi
forçado a adiar seus objetivos de rentabilidade previamente anunciados pelo
grupo em dois ou três anos, até 2023/2024. Para melhorar seu balanço altamente
alavancado, a CMA CGM disse que planeja levantar US $ 2 bilhões com a venda de
terminais de contêineres e com a venda e locação de alguns navios.
A CMA CGM pretende vender 10 terminais
por US$ 968 milhões para a Terminal Link, empresa que mantém conjuntamente com
a China Merchants na qual o grupo de expedição detém atualmente uma
participação de 51%. O Terminal Link financiará a compra através de "um
aumento de capital de US $ 468 milhões assinado pela China Merchants" e um
empréstimo da China Merchants ", que em oito anos se tornará um aumento de
capital subscrito pela CMA CGM".
O Terminal Link atualmente possui 13
terminais: Houston (Estados Unidos); Miami (Estados Unidos); Montoir (França);
Le Havre (França); Dunquerque (França); Salónica (Grécia); Antuérpia (Bélgica);
Tânger (Marrocos); Casablanca (Marrocos); Fos (França); Marsaxlokk (Malta);
Abidjan (Costa do Marfim); Busan (Coréia do Sul). A transação está sujeita a
aprovações antitruste e outras aprovações regulatórias, mas a CMA CGM espera
que seja concluída na primavera (hemisfério norte). O grupo disse que
levantaria outros US $ 860 milhões com a venda e locação de navios, mas não
especificou os navios envolvidos ou as partes contratantes.
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