sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Encontro Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande acontece nesta sexta-feira

          O Acervo Histórico do Porto do Rio Grande (Armazém A1) recebe nesta sexta-feira, 08, o evento “Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande”, a partir de uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil Núcleo Rio Grande. A iniciativa surge motivada pelo Dia Mundial do Urbanismo.
        Segundo a organização a ideia é comemorar e divulgar Dia Mundial do Urbanismo através de atividades culturais, educativas e informativas. A programação do evento ocorre das 09h às 20 horas, iniciando com a instalação de um “Parklet” na Rua Riachuelo. Também haverá Exposição Arquitetura de Concursos, com a arquitetura Contemporânea no Rio Grande do Sul: modelagem, monitoramento e acervo da arquitetura de concursos – 1984 - 2016 através de um Projeto de Pesquisa da UFRGS.
       As palestras iniciam sobre Intervenções Urbanas em Áreas Portuárias, um ciclo de palestras com a apresentação de quatro temas que abordam estudos feitos para o Porto Velho do Rio Grande e boas práticas de intervenção no espaço público. As 9h15min: “Do cais à cidade e da cidade ao cais: O protagonismo do Porto Velho no processo de desenvolvimento socioespacial da cidade do Rio Grande/RS”, com a geógrafa Perla Duarte de Couto – UFRGS.
       Às 11h ocorre a palestra "Formação e preservação de uma rua histórica e costeira: Rua Riachuelo – Rio Grande/RS", com a arquiteta e urbanista Eliza Antochevis – IAB. Às 14 horas haverá a palestra “Reciclagem e revitalização de edificações históricas”, com a arquiteta e urbanista Ana Lucia Costa de Oliveira – UFPEL. Já às 15h20min ocorre a palestra “Concursos públicos de arquitetura e urbanismo como forma democrática de intervenção urbana”, com o arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva – CAU-RS. As 16h40min ocorre a palestra Projeto de Revitalização do Cais Mauá – Porto Alegre”, com o arquiteto e urbanista Rodrigo Poltosi – IAB-RS.
        A partir das 18 horas serão debatidos os Novos Rumos para a Revitalização do Porto Velho do Rio Grande. Às 18 horas, haverá a apresentação “Projeto Executivo de Revitalização do Porto Velho do Rio Grande (Setor Central e Setor Leste)” com os arquitetos e urbanistas Marcio Gomes Lontra e Raul Macadar. Às 19h ocorre a Mesa Redonda com o prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer e com o superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, os responsáveis pelo projeto Macadar e mediação do Núcleo Cidade do Rio Grande do IAB - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário