Participaram do encontro também os secretários de Governança, Claudio Gastal, Extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, de Logística e Transportes, Juvir Costella, o Chefe de
Gabinete do Governador, Paulo Moralese e o secretário-adjunto de Logística,
Eduardo Krause. Durante a
reunião, foram apresentadas as demandas do setor que foram recentemente
debatidas em seminário realizado pela Famurs e o Hidrovias RS. Além dos
assuntos abordados no seminário, algumas pautas que são demandas dos mais de
dez terminais que compõem a hidrovia foram abordados.
“Estamos realizando
os estudos necessários para soluções para o sistema hidroviário. Isso é uma
demanda de longa data que vem sendo trabalhada pelo Hidrovias RS, através de
seu presidente Wilen Manteli”, afirmou o superintendente Fernando Estima. A
hidrovia tem um movimento superior a oito milhões de toneladas por ano e permite
grande capacidade de ampliação dessa modalidade logística.
Ao longo dos últimos anos,
novos projetos vêm reforçando o entendimento que o uso hidroviário é uma das
melhores soluções para ampliação da capacidade competitiva do Rio Grande do
Sul. O Contesc que completou três anos de atividade na última quinta-feira,
está a cerca de 100 quilômetros da região de Caxias do Sul, por exemplo, o que
amplia significativamente as oportunidades logísticas e reduções de custos de
frete para os produtos produzidos na serra gaúcha.
“O governador determinou esforços no sentido de ter um plano de ações que possibilite a manutenção
das estruturas necessárias na redução dos custos logísticos permitindo o
aumento da competitividade do RS. Vamos aumentar o número de reuniões para
agirmos com eficiência numa solução para problemas crônicos como dragagem e
sinalização da hidrovia. É um compromisso do Governador a redução do custo
logístico gaúcho”, adiantou Estima. A
pauta logística está definida nos planos estratégicos do Governo do Estado e vem
sendo intensamente trabalhada pelas secretarias envolvidas.
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