A promissora economia
peruana, a proximidade cultural e a referência do calçado brasileiro como
sinônimo de qualidade e design pautaram a 1ª Missão Comercial do Brazilian
Footwear no Peru. Realizada em Lima, entre os dias 11 e 13 de novembro, a ação
contou com 30 marcas nacionais que aproveitaram as rodadas de negócios para
fazer mais de 330 contatos com compradores locais, convidados através do
serviço de matchmaking. A Missão teve, ainda, Seminário Preparatório, visita ao
mercado local e ação de promoção de imagem, o Photocall. A iniciativa foi
promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados
mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
Novo mercado-alvo do Brazilian Footwear no biênio 2019/2021, o Peru se destaca
por ser um país em constante crescimento, com elevação do PIB acima da média
registrada nos demais países da América Latina - a previsão é de que o país
cresça 4% ao ano até 2023. Para Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da
Abicalçados, as projeções positivas da economia peruana e o potencial
consumidor do mercado apontam para parcerias comerciais promissoras. “Durante
as rodadas de negócios pudemos observar a sintonia entre as marcas brasileiras
e os varejistas peruanos. Além disso, o nosso grupo era bem composto, tendo
calçados de todos os segmentos, materiais e faixas de preço, o que auxiliou na
prospecção e atração dos compradores”, frisa Paola. Prova do sucesso da ação
pode ser vista nos resultados finais: a expectativa é de que sejam gerados mais
de US$ 3,55 milhões com a venda de aproximadamente 225 mil pares.
Entre os expositores, o clima também era de otimismo. “O showroom superou as
nossas expectativas, estamos saindo com alguns pedidos fechados e muitos
negócios em vista. Já conhecíamos o mercado e participamos com o intuito de
abrir novos clientes e, claro, fazer a manutenção de alguns que já
trabalhamos”, ressalta Fábio Spohr, diretor da Stéphanie Classic, de Três
Coroas/RS. Coro reforçado por Thiago Guimarães, representante das marcas
infantis Plugt e Peki Lili, de Birigui/SP. “Recebemos vários contatos e as
expectativas são muito boas para os próximos seis meses. Ainda não trabalhamos
com o Peru e, através da Missão, começamos a dar os primeiros passos”.
Estreando em ações da Abicalçados, a Marina Mello, de Nova Serrana/MG, saiu
satisfeita com os contatos realizados na Missão. “Já estamos trabalhando com um
cliente peruano e, no evento, recebemos compradores potenciais, que mostraram
interesse em começar a desenvolver um trabalho com a empresa, que está
iniciando na exportação”, destaca Eduardo Von Reisswitz, gerente de exportação
da Marina Mello, que hoje exporta para Equador, Colombia, Argentina, Chile e
Peru.
Além das rodadas de negócios, a Missão Comercial Peru contou com o Seminário
Preparatório, realizado antes do showroom abrir suas portas. Durante toda a
manhã do dia 11 de novembro, os empresários brasileiros puderam conhecer mais
do mercado peruano, por meio de apresentações de Cauê Oliveira Fanha, da
Embaixada do Brasil em Lima; Carlos Sánchez Badillo, do escritório da
Apex-Brasil da América Latina; e de Iván Olaechea del Valle, diretor da
Citecall Lima; bem como de Alice Rodrigues, coordenadora de Promoção de Imagem
da Abicalçados, e Paola Pontin. Após o Seminário, as empresas fizeram visitas
ao mercado.
Em paralelo ao primeiro dia das rodadas de negócio, no dia 12, o Brazilian
Footwear promoveu o Photocall, evento que colocou frente a frente as marcas brasileiras
com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores do Peru. “Percebemos
que, no Peru, a televisão ainda tem bastante força, principalmente com os temas
político, econômico e cultural, mas não trabalha tanto com moda. Por isso,
focamos nossos esforços nas influenciadoras digitais, em especial as micro, que
possuem grande relevância com consumidores finais. Tanto que as convidadas
postaram o conteúdo que produziram durante o Photocall em tempo real e,
automaticamente, receberam muitos feedbacks de suas seguidoras, questionando
onde encontrar os produtos brasileiros”, conta Alice.
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