terça-feira, 19 de novembro de 2019

Missão comercial de calçadistas ao Peru manteve mais de 300 contatos de prospecção de negõcios

          A promissora economia peruana, a proximidade cultural e a referência do calçado brasileiro como sinônimo de qualidade e design pautaram a 1ª Missão Comercial do Brazilian Footwear no Peru. Realizada em Lima, entre os dias 11 e 13 de novembro, a ação contou com 30 marcas nacionais que aproveitaram as rodadas de negócios para fazer mais de 330 contatos com compradores locais, convidados através do serviço de matchmaking. A Missão teve, ainda, Seminário Preparatório, visita ao mercado local e ação de promoção de imagem, o Photocall. A iniciativa foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
          Novo mercado-alvo do Brazilian Footwear no biênio 2019/2021, o Peru se destaca por ser um país em constante crescimento, com elevação do PIB acima da média registrada nos demais países da América Latina - a previsão é de que o país cresça 4% ao ano até 2023. Para Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, as projeções positivas da economia peruana e o potencial consumidor do mercado apontam para parcerias comerciais promissoras. “Durante as rodadas de negócios pudemos observar a sintonia entre as marcas brasileiras e os varejistas peruanos. Além disso, o nosso grupo era bem composto, tendo calçados de todos os segmentos, materiais e faixas de preço, o que auxiliou na prospecção e atração dos compradores”, frisa Paola. Prova do sucesso da ação pode ser vista nos resultados finais: a expectativa é de que sejam gerados mais de US$ 3,55 milhões com a venda de aproximadamente 225 mil pares.
          Entre os expositores, o clima também era de otimismo. “O showroom superou as nossas expectativas, estamos saindo com alguns pedidos fechados e muitos negócios em vista. Já conhecíamos o mercado e participamos com o intuito de abrir novos clientes e, claro, fazer a manutenção de alguns que já trabalhamos”, ressalta Fábio Spohr, diretor da Stéphanie Classic, de Três Coroas/RS. Coro reforçado por Thiago Guimarães, representante das marcas infantis Plugt e Peki Lili, de Birigui/SP. “Recebemos vários contatos e as expectativas são muito boas para os próximos seis meses. Ainda não trabalhamos com o Peru e, através da Missão, começamos a dar os primeiros passos”.
          Estreando em ações da Abicalçados, a Marina Mello, de Nova Serrana/MG, saiu satisfeita com os contatos realizados na Missão. “Já estamos trabalhando com um cliente peruano e, no evento, recebemos compradores potenciais, que mostraram interesse em começar a desenvolver um trabalho com a empresa, que está iniciando na exportação”, destaca Eduardo Von Reisswitz, gerente de exportação da Marina Mello, que hoje exporta para Equador, Colombia, Argentina, Chile e Peru.
          Além das rodadas de negócios, a Missão Comercial Peru contou com o Seminário Preparatório, realizado antes do showroom abrir suas portas. Durante toda a manhã do dia 11 de novembro, os empresários brasileiros puderam conhecer mais do mercado peruano, por meio de apresentações de Cauê Oliveira Fanha, da Embaixada do Brasil em Lima; Carlos Sánchez Badillo, do escritório da Apex-Brasil da América Latina; e de Iván Olaechea del Valle, diretor da Citecall Lima; bem como de Alice Rodrigues, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, e Paola Pontin. Após o Seminário, as empresas fizeram visitas ao mercado.
           Em paralelo ao primeiro dia das rodadas de negócio, no dia 12, o Brazilian Footwear promoveu o Photocall, evento que colocou frente a frente as marcas brasileiras com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores do Peru. “Percebemos que, no Peru, a televisão ainda tem bastante força, principalmente com os temas político, econômico e cultural, mas não trabalha tanto com moda. Por isso, focamos nossos esforços nas influenciadoras digitais, em especial as micro, que possuem grande relevância com consumidores finais. Tanto que as convidadas postaram o conteúdo que produziram durante o Photocall em tempo real e, automaticamente, receberam muitos feedbacks de suas seguidoras, questionando onde encontrar os produtos brasileiros”, conta Alice.




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