quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Superintendente dos portos gaúchos destaca modernização da gestão e ampliação do modal hidroviário em encontro em Caxias do Sul

          O superintendente dos Portos RS, Fernando Estima, participou, juntamente com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, nesta terça-feira, 19, do encontro “Entendendo a cadeia logística da Serra Gaúcha”, organizado pelo MOBICaxias, em Caxias do Sul. A iniciativa ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. O superintendente abordou as potencialidades do complexo portuário, o trabalho feito pelo Governo para modernização da gestão e ampliação do modal hidroviário.
          Estima destacou as potencialidades da logística gaúcha com o que já existe instalado no Estado do Rio Grande do Sul, ressaltando projetos como o Contesc, no polo petroquímico, que está a 100 km de Caxias do Sul e o terminal da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba.
          Ele também explicou a modificação do modelo de gestão dos portos gaúchos de autarquia para empresa pública que está sendo estudado pelo Governo Gaúcho e será submetido a Assembleia Legislativa. Ressaltou ainda  o fim do primeiro grande ciclo de concessões do Brasil no Rio Grande do Sul e observou que nos próximos anos ocorrerá o encerramento de contratos de concessões de rodovias, ferrovias e terminais.   
         “Viemos a Caxias para ouvir o mercado, as demandas do setor produtivo para que possamos construir as alternativas mais competitivas para o Estado”, afirmou Estima. Já o secretário de Logística do RS, Juvir Costella destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada. Também abordou a importância da manutenção das rodovias do Estado.
          Participaram ainda o diretor de relações institucionais da Marcopolo, Rubes Bisi; o supervisor comercial da Porto Seco Transportes, Mauro Vencatto; o gerente comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Velho e; o CEO e Founder do Grupo Intelog, Paulo Menzel.           
         Durante o encontro ocorreu a apresentação do Plano de Ação MOBI 20/30. Além das entidades já citadas foram promotoras e/ou apoiadoras do evento o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, APL, CDL, Sindilojas, Sindimadeira, Simplás e UCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário