quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Exportações de café pelo Porto de Santos aumentam 17,8% entre janeiro e outubro

                    Nos primeiros dez meses deste ano, as exportações de café realizadas através do Porto de Santos, no Brasil, foram estimadas em 26,5 milhões de sacas de 60 kg, representando um crescimento de 17,8%, de conforme reportado pela pesquisa mensal do Conselho Brasileiro de Exportadores de Café (Cecafé).
          O Cecafé destacou que as exportações do produto atingiram a maior marca dos últimos cinco anos no período entre janeiro e outubro, com o embarque de 34 milhões de sacas. O volume é 22,8% superior à mesma base comparativa de 2018. Cabe destacar que o complexo marítimo é responsável por 77,9% das exportações brasileiras do produto.
          Além dos embarques pelo Porto de Santos, outros 21 complexos portuários exportam café brasileiro. Os portos do Rio de Janeiro representaram 12,3% das exportações, totalizando 4,2 milhões de sacas. O porto de Vitória (ES) embarcou 1,8 milhão de sacas, equivalente a 5,4% do total, enquanto o porto de Paranaguá (PR) embarcou 588.594 sacas, 1,7% do café brasileiro vendido ao mercado internacional.
          Entre janeiro e outubro, 96.396 TEUs foram usados ​​para transportar o produto. O volume representa um aumento de 24,2% em relação aos 77.566 TEU mobilizados no mesmo período do ano passado.
          O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, disse que "o agronegócio brasileiro do café, especialmente o setor de exportação, investiu e trabalhou duro para atender e apoiar a alta demanda dos mercados nacional e mundial. Isso significa um consumo mundial de aproximadamente 168 milhões sacos de café até o final de 2019, mantendo uma participação de mercado firme ".
         Ele acrescentou que "os resultados de outubro confirmam esses bons indicadores. Os volumes exportados para a Europa, assim como para Ásia, América do Norte, América do Sul e África mostraram um crescimento significativo, mais uma vez demonstrando a capacidade do país de atender aos mais mercados diversos e exigentes, de alta qualidade e sustentabilidade ", segundo A Tribuna.
         Entre janeiro e outubro, os principais destinos brasileiros do café apresentaram um aumento de 22,8% no consumo de produtos em relação ao mesmo período do ano passado. Os dez principais importadores foram, respectivamente: os Estados Unidos, que importaram 6,5 milhões de sacas de café (19,1% do total de embarques no período); Alemanha, com 5,7 milhões de sacas (16,7%); Itália, com 3,2 milhões (9,5%); e Japão, com 2,2 milhões (6,5%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário