quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Terminal argentino de Bahia Blanca realiza primeira exportação de GNL em grande escala

         O navio Excalibur partiu no último final de semana do cais da Mega empresa do porto de Bahía Blanca, Argentina, para Salvador da Bahía de Brasil com a primeira carga de GNL em larga escala na Argentina.

          A embarcação de metano pertencente à Exceterate Energy, entrou na Bahía Blanca em 17 de setembro e, juntamente com a barcaça contratada pela YPF, "Tango FLNG", realizou o processo de liquefação. Como resultado do crescimento da produção argentina impulsionada por Vaca Muerta, posicionando o país no seleto grupo de 20 países exportadores globais de GNL.

         A carga de 44.300 toneladas de GNL foi concluída em 26 de outubro, exigindo pouco mais de 50 dias para a barcaça flutuante levar gás natural e, com um processo térmico, reduzir o volume de gás natural em 600 vezes, o que Permite o transporte de grandes quantidades em cada navio.

         O complexo flutuante que permanece no cais local da Compañía Mega recebe o gás que utiliza através do mesmo gasoduto através do qual, até o ano passado, a Argentina importou GNL para seu consumo interno. Foi o armador da Exmar quem assinou um contrato de dez anos com a companhia petrolífera de propriedade majoritária da YPF estatal para liquefazer e exportar GNL.

         A barcaça tem 145 metros de comprimento e 38 metros de comprimento e é construída em sete andares, o que faz com que ela tenha uma área total de mais de 35.000 m2. Enquanto o Excalibur navegava, um novo navio de metano entrou no canal marítimo em 11 de novembro, à tarde, a planta flutuante foi posicionada em Andana para levar sua produção para o Brasil também.

         É o navio “Methane Kari Elin”, de 279 metros de comprimento, que carregará 25.000 toneladas de GNL. Até maio de 2020, está previsto o envio de mais seis remessas.

         O presidente da CGPBB, Miguel Donadío, disse que "as exportações regulares ocorrerão agora e nos próximos meses, dando retorno econômico ao país e uma importância para o porto de Bahía Blanca. É importante para o porto, porque é uma operação que não existia e esperamos que se estenda ao longo dos anos.Não existem muitos portos no mundo que realizem esse tipo de operação e estamos muito orgulhosos de fornecer as condições legais, de segurança e operacionais para realizar esse tipo de projeto que marca um antes e um mais tarde na história da matriz energética do país ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário