O navio
Excalibur partiu no último final de semana do cais da Mega empresa do porto de
Bahía Blanca, Argentina, para Salvador da Bahía de Brasil com a primeira carga
de GNL em larga escala na Argentina.
A embarcação de metano pertencente à
Exceterate Energy, entrou na Bahía Blanca em 17 de setembro e, juntamente com a
barcaça contratada pela YPF, "Tango FLNG", realizou o processo de
liquefação. Como resultado do crescimento da produção argentina impulsionada por
Vaca Muerta, posicionando o país no seleto grupo de 20 países exportadores
globais de GNL.
A carga de 44.300 toneladas de GNL foi
concluída em 26 de outubro, exigindo pouco mais de 50 dias para a barcaça
flutuante levar gás natural e, com um processo térmico, reduzir o volume de gás
natural em 600 vezes, o que Permite o transporte de grandes quantidades em cada
navio.
O complexo flutuante que permanece no
cais local da Compañía Mega recebe o gás que utiliza através do mesmo gasoduto
através do qual, até o ano passado, a Argentina importou GNL para seu consumo
interno. Foi o armador da Exmar quem assinou um contrato de dez anos com a
companhia petrolífera de propriedade majoritária da YPF estatal para liquefazer
e exportar GNL.
A barcaça tem 145 metros de
comprimento e 38 metros de comprimento e é construída em sete andares, o que
faz com que ela tenha uma área total de mais de 35.000 m2. Enquanto o Excalibur
navegava, um novo navio de metano entrou no canal marítimo em 11 de novembro, à
tarde, a planta flutuante foi posicionada em Andana para levar sua produção
para o Brasil também.
É o navio “Methane Kari Elin”, de 279
metros de comprimento, que carregará 25.000 toneladas de GNL. Até maio de 2020,
está previsto o envio de mais seis remessas.
O presidente da CGPBB, Miguel Donadío,
disse que "as exportações regulares ocorrerão agora e nos próximos meses,
dando retorno econômico ao país e uma importância para o porto de Bahía Blanca.
É importante para o porto, porque é uma operação que não existia e esperamos
que se estenda ao longo dos anos.Não existem muitos portos no mundo que
realizem esse tipo de operação e estamos muito orgulhosos de fornecer as
condições legais, de segurança e operacionais para realizar esse tipo de
projeto que marca um antes e um mais tarde na história da matriz energética do
país ".
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