quinta-feira, 22 de abril de 2021

União Portuária do Chile inicia paralisação progressiva contra medidas do governo Pinera

 

A União Portuária do Chile iniciou uma paralisação progressiva desde esta quarta-feira, 21 de abri. Foi devido à decisão do governo de Sebastián Piñera de recorrer ao Tribunal Constitucional para evitar a aprovação da terceira retirada de recursos das AFPs.

No comunicado, o Sindicato dos Portos critica que os chilenos “tiveram que mergulhar nas próprias economias para enfrentar a pandemia. Até o momento, o governo só entregou títulos e direcionou“ ajudas ”, com requisitos difíceis de cumprir e com valores abaixo a linha de pobreza.

"Eles também afirmam que, em contraste, a revista Forbes publicou um relatório indicando que os chilenos ricos estão mais ricos do que antes da pandemia. Além de rejeitar a existência do Tribunal Constitucional, o sindicato afirmou que continua “na luta para acabar com as AFPs e avançar para um modelo de distribuição, solidariedade e tripartite”.

A organização reiterou a medida de “contenção efetiva para obrigar o governo a retroceder e retirar a exigência ao TC” e que “nós estivadores colocamos nossa capacidade estratégica a serviço do povo do Chile”. A organização também apelou aos trabalhadores, setores populares e organizações sociais para que se mobilizem e preparem uma grande greve geral caso seja impedida a terceira retirada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário