quarta-feira, 14 de abril de 2021

Tráfego é retamado no Porto de Rio Grande depois de interrupção devido à colisão entre navio e barco pesqueiro

O Porto de Rio Grande voltou a operar normalmente no final da tarde desta terça-feira, 13, após interrupção por um dia no tráfego em virtude do choque entre um navio e um barco pesqueiro. A paralisação foi por motivo de segurança e afetou as operações de 16 embarcações. Eram oito navios aguardando para entrar e outros oito para sair do local com as cargas.

O Tecon foi o primeiro a ser liberado e já recebeu quatro navios, dois entrando e dois saindo do terminal de contêineres. Segundo a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, outras 16 áreas do complexo portuário ainda esperam a liberação, que deve acontecer na tarde desta quarta-feira, 14.

O fluxo de navios estava parado desde as 11hh de segunda-feira, 12, logo depois que o pesqueiro Vencedor III colidiu contra o navio de bandeira de Malta WL Kirilov, no canal do Porto Novo. O barco de pesca afundou, mas não houve feridos. Os três tripulantes se jogaram na água ao perceber o naufrágio. 

O superintendente dos Portos, Fernando Estima, disse que foi realizada varredura no canal que localizou os pedaços da rede que estava no barco pesqueiro. A operação também identificou que ocorreu pequeno vazamento de combustível, O pesqueiro foi deslocado para um local onde não apresenta mais risco à navegação. 

A Marinha emitiu nota esclarecendo que suas embarcações seguirão com a varredura no restante do canal. Uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos continua no local acompanhando o procedimento de salvamento e prevenção de poluição hídrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário