quinta-feira, 29 de abril de 2021

Despachantes aduaneiros doam 2 400 garrafas de água mineral à Santa Casa de Uruguaiana

O Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul) participou de dois atos nesta terça-feira, 27 de abril, emblemáticos da sua importância e atuação junto à comunidade da Fronteira Oeste gaúcha. Pela manhã, bem cedo, recebeu homenagem pela passagem do dia desses profissionais em sessão na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na oportunidade, o presidente do legislativo, vereador Carlos Delgado (PP) afirmou que “esta categoria é muito importante para a cidade, desenvolvendo uma atividade fundamental para a economia de toda a região, por isso esta casa se sente muito honrada em prestar esta homenagem”. Logo depois, os dirigentes do Sindicato, Fabio Ciocca e Alessandra Flores do Amaral, lideraram a entrega à gestora da Santa Casa de Caridade, Thaís Aramburu, de 200 fardos de água mineral arrecadados junto aos associados, colaboradores e parceiros na Ação Solidária promovida pela entidade.

A doação visou a atender a uma das tantas demandas geradas pelo alto índice de internações e de ocupações de leitos gerados pela pandemia provocada pela Covid-19 em Uruguaiana. A gestora do estabelecimento de saúde ressaltou a importância da contribuição. “Queremos agradecer ao Sdaergs pela louvável iniciativa de colaborar nesse momento tão delicado pelo qual passamos”, destacou. A ação foi organizada pela conselheira do Sindicato, Dani Fanti, acompanhada pela diretora Alessandra Flores do Amaral, e os delegados  regionais Fabio Ciocca e Cláudio Rodrigues.

Na Câmara, o vereador Marcelo Lemos (PDT), que é de uma família de despachantes aduaneiros, elogiou o trabalho desempenhado pela categoria. “Eles merecem todas as homenagens pela sua atuação contribuindo para o comércio exterior, que já ultrapassou a agropecuária como atividade principal na cidade”, revelou.  Lemos sugeriu, para que a expansão seja ainda mais significativa, a criação de “uma secretaria municipal de Comércio Exterior.” A vereadora Zulma Ancinello (PRB) igualmente observou que “é cada vez mais expressivo o papel dos despachantes aduaneiros em prol do crescimento econômico de Uruguaiana.” No final da sessão, os representantes do Sdaergs receberam um Certificado alusivo ao Dia do Despachante Aduaneiro em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade uruguaianense.

A diretora-secretária do Sdaergs, Alessandra Flores do Amaral, agradeceu a homenagem e o espaço que é concedido pela Câmara Municipal às demandas da categoria. “Sentimo-nos honrados, e aproveito para observar que a comunidade de Uruguaiana deveria reconhecer ainda mais a importância da participação do despachante aduaneiro para a economia da cidade, como ocorre em outros lugares”. A empresária frisou que “o despachante aduaneiro é um guerreiro, atua em vários organismos, como a Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura e precisa conhecer o funcionamento de cada um. Ele monta um verdadeiro quebra-cabeça para atender adequadamente o cliente exportador e importador.”

O delegado regional do Sindicato, Fabio Ciocca, lembrou que a Câmara Municipal costuma ser sensível ao pleito dos despachantes aduaneiros, inclusive nos momentos de dificuldades. “Esta casa sempre abraçou nossas causas, reconhecendo nosso trabalho e a importância do despachante aduaneiro para a comunidade.” Aproveitou para denunciar questões que considera graves e que necessitam da união de todos para serem enfrentadas. “A dicotomia política entre Brasil  e a Argentina, por exemplo, prejudica apenas o nosso município”. Segundo o empresário, “cada país adota ações políticas que atende seus interesses, atingindo zonas de fronteira, como Uruguaiana, criando embaraços ao tráfego de cargas nos dois sentidos”. Ao mesmo tempo, salientou  ações como as empreendidas na luta contra a Covid-19,” que passam pelo trabalho especializado do despachantes aduaneiro”. Manifestou, ainda,” o orgulho em ver profissionais de Uruguaiana hoje presentes em portos, aeroportos e outros locais em todos os continentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário