terça-feira, 27 de abril de 2021

Preços dos navios de segunda mão sobem e elevam valor da frota mundial a mais de US$ 1 bilhão

O valor da frota mercante mundial ultrapassou US $ 1 trilhão neste mês, graças ao aumento dos preços de segunda mão nos segmentos de contêineres e graneleiros, de acordo com um novo estudo da Clarkson Research Services.

O índice geral de preços de segunda mão da Clarksons subiu 33% desde setembro do ano passado, atingindo a maior alta em sete anos. A partir desta manhã, a frota mercante global atualmente sendo comercializada está avaliada em US $ 1,042 trilhão.

É no setor de navios porta-contêineres que se registram os ganhos mais espetaculares nos preços dos ativos. O mercado em alta, as taxas de fretamento e os fretamentos recordes viram o índice geral de preços para navios porta-contêineres usados ​​subir 47% desde junho do ano passado. O preço de uma unidade de 10 anos de 6.600 TEU aumentou 138% (US $ 29 milhões) para US $ 50 milhões no mesmo período, enquanto o preço de uma unidade de 10 anos de 4.500 TEU aumentou 268 % (US $ 25,5 milhões) para US $ 35 milhões.

No mesmo período de junho a abril, o índice de preços dos graneleiros usados ​​aumentou 31%. O preço de um Capesize de 10 anos aumentou 40% para US $ 27,25 milhões e o preço de um Supramax de 10 anos aumentou 35% para US $ 14,5 milhões. Um novo relatório publicado pela Cleaves Securities em Oslo sugere que os preços dos graneleiros podem se valorizar muito mais nos próximos dois anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário