segunda-feira, 26 de abril de 2021

Despachantes aduaneiros comemoram seu dia enfrentando os desafios criados pela Covid-19

 Os despachantes aduaneiros de todo o Brasil comemoraram neste 25 de abril o seu dia, em um momento atípico, em meio à pandemia provocada pela Covid-19. A data foi instituída em 2006 pela Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros objetivando destacar o trabalho destes profissionais que cumprem papel fundamental nas operações de importação e exportação. A crise sanitária intensificou o aperfeiçoamento da categoria, levando à busca por ferramentas que possibilitam o atendimento de seus clientes, agora de forma quase que exclusivamente virtual.

A profissão de despachante aduaneiro no país, de fato, surgiu formalmente em 1850 quando o imperador Dom Pedro II promulgou o Primeiro Código Comercial Brasileiro. No documento, o monarca citou os então caixeiros viajantes, que na época eram os responsáveis pelo despacho das mercadorias pela atividade. A evolução foi constante e atualmente esses profissionais atuam ao lado dos seus clientes em todas as fases do processo, desde o início das operações internacionais, nos aspectos tributário, aduaneiro e logístico.  

Hoje, a profissão faz parte do Regulamento Aduaneiro e o trabalho é cada vez mais legitimado e essencial, sendo fundamental para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Os despachantes aduaneiros acompanham o avanço das tecnologias e rapidamente passam a utilizar ferramentas mais precisas e sofisticadas capazes de proporcionar um atendimento mais abrangente ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário