segunda-feira, 5 de abril de 2021

Estudos sugerem reduzir velocidade dos navios para diminuir emissões e ruídos nos ecossistemas marinhos

 A redução da velocidade de navegação diminuiria as emissões de CO2, carbono negro e outros poluentes atmosféricos, bem como o ruído que afeta os ecossistemas subaquáticos. É o que afirmam dois estudos encomendados pelo Ministério do Meio Ambiente da Bélgica e revisados ​​por ONGs ambientais. .

Esses estudos, preparados pelo grupo de pesquisa independente TNO para o Governo de Bruxelas e publicados em 30 de março, analisaram o tráfego marítimo real no Mar do Norte e concluíram que limitar a velocidade da navegação a 75% reduziria a emissão de gases. como dióxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e carbono negro em 10%.

Revisadas pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) e OceanCare, as análises também indicam que essa diminuição na velocidade levaria a uma “redução significativa do ruído subaquático, o que resultaria em uma ação rápida para alcançar oceanos saudáveis”.

Essa limitação de velocidade é “fácil de aplicar e monitorar, além de criar condições equitativas para que todos os tipos de embarcações dos diferentes setores apliquem as mesmas medidas e ninguém seja indevidamente penalizado”, indicam os estudos.

A diretora de campanhas marinhas do Fundo Internacional de Bem-Estar Animal, Eleonora Panella, explicou que o ruído produzido pela atividade humana, e principalmente pelos navios, “impede a percepção dos sons naturais na fauna silvestre, que afeta diretamente as espécies que dependem do som para guiam-se, como as baleias ”. É por isso que ele diz que “o conhecimento já está lá. Basta vontade de aplicá-los ”.

De acordo com Panella, o diretor de conservação marinha do IFAW, Sharon Livermore, disse em um comunicado que é "uma solução econômica que pode ser aplicada imediatamente e com muitos benefícios colaterais para o oceano, o clima e as baleias. Na verdade, esta medida também reduziria o número de baleias mortas em colisões com navios ", disse ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário