sexta-feira, 30 de abril de 2021

Governo federal considera prioritárias quatro concessões portuárias no Paraná

O governo federal qualificou quatro concessões portuárias no Paraná como prioridades nacionais. Segundo o órgão, elas representam um terço dos 12 novos projetos de infraestrutura listados no Programa de Parceria para Investimentos (PPI).

Além disso, no que se refere ao arrendamento de três áreas para movimentação de granéis (PAR9, PAR14 e PAR15), o PPI aprovou o estudo da concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Esta é a primeira tentativa deste tipo de concessão, que prevê a gestão privada do troço de via navegável interior que liga o porto ao mar aberto. A previsão é de US $ 925,2 milhões de investimentos em 35 anos.

“A autorização é para o início dos estudos, que vão nos mostrar se é viável e vantajoso conceder à iniciativa privada a administração de obras, como dragagem, marcação e sinalização marítima, por exemplo. Nessa fase, nós identificar as necessidades atuais, possíveis melhorias e formas de atender a demanda crescente, com custos mais atrativos para nossos usuários ”, explicou o diretor geral de Portos do Paraná, Luiz Fernando García.

A análise de viabilidade da concessão também leva em consideração os prazos de execução dos serviços prestados pelo governo. “Agilidade na contratação é uma das premissas, pois a licitação das obras de dragagem é complexa e tem impacto direto na segurança da navegação, capacidade e competitividade de um porto”, acrescentou.

Os estudos serão realizados sob as diretrizes técnico-operacionais e financeiras do Governo do Paraná, em colaboração com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquáticos, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A concessão deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023.

 

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