sexta-feira, 16 de abril de 2021

Questões legais que mantém o "Ever Given" ancorado no Egito elevam prejuízo dos expedidores

 

O atoleiro legal que mantém o "Ever Given" ancorado no Great Bitter Lake no Egito está amarrando milhares de contêineres de mercadorias, cujos proprietários agora enfrentam novos pagamentos e complicações para colocá-los de volta nos trilhos, relata o Wall Street Journal.

O impasse legal deixa os remetentes no limbo das disposições do direito marítimo internacional e dos contratos que podem exigir que as empresas que enviam as mercadorias compartilhem os custos para tirar o navio de problemas.

As complicações legais foram exacerbadas depois que o Egito decidiu suspender o "Ever Give" para forçar o armador, Shoei Kisen Kaisha, do Japão, a resolver reivindicações por danos causados ​​ao canal e prejuízos comerciais, que totalizam cerca de US $ 1.000 milhões.

A Shoei Kisen está pedindo aos transportadores que paguem parte dos custos de liberação do navio, estimados em cerca de US $ 2 milhões, de acordo com várias fontes.

Mas antes de o navio partir, os armadores terão de pagar uma caução no valor de cerca de 10% do valor estimado da carga como garantia de que cumprirão a resolução de um perito de seguros quando chegar a fatura.

Este depósito será tratado pelas seguradoras segundo os princípios conhecidos como “média geral” que estão incluídos nas faturas de carga e nos documentos de seguro. Os padrões são parte dos princípios geralmente aceitos de seguro marítimo e foram modificados periodicamente por meio de organizações marítimas internacionais ao longo do tempo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário