terça-feira, 20 de abril de 2021

Encontro bilateral Brasil-Turquia busca ampliar intercâmbio comercial no setor de defesa

As empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) iniciaram sua participação em um encontro bilateral, voltado a ampliar as exportações no setor de Defesa junto ao mercado turco. O “BrazilandTurkey Virtual Sectoral Trade DelegationEvent”, foi aberto nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 23.

O evento é organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) em parceria com o governo da Turquia e a Defenceand Aerospace IndustryExporters’ Association (SSI), entidade que reúne as indústrias de defesa daquele país. Nos cinco dias de realização do evento, serão promovidos vários encontros bilaterais.

Realizado de forma virtual, o encontro é mais um passo dentro de um movimento de aproximação. Atualmente, o intercâmbio comercial entre os dois países é de aproximadamente R$ 2 bilhões/ano. A meta do governo turco, segundo o embaixador no Brasil, Murat Yavuz Ates, é elevar esse número para US$ 10 bilhões nos próximos anos.

O presidente das Indústrias de Defesa do governo da Turquia (SSG), Ismail Demir, destacou o interesse em ampliar negócios com as indústrias do setor aéreo brasileiro. “Temos de fazer parcerias, não só comprar e vender produtos”.

O mesmo discurso partiu de NakiPolat, presidente da SSI, na abertura do evento. Representando a Associação que reúne as empresas do setor de defesa da Turquia, ele destacou que o Brasil é “muito importante” para os esforços da balança comercial do país. 

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, falou sobre os esforços do setor de Defesa em ampliar as relações comerciais com a Turquia. “Os dois países não dividem apenas os mais altos valores no teatro das nações, mas buscamos também um caminho para que nossas capacidades soberanas sejam potencializadas em parcerias equilibradas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário