quinta-feira, 22 de abril de 2021

Expansão do comércio eletrônico com a Covid-19 provoca elevação dos preços dos fretes marítimos


 

No início da pandemia Covid-19, esperava-se que o comércio marítimo, incluindo o de contêineres, sofresse um declínio acentuado. As companhias marítimas reagiram primeiro, gerenciando sua capacidade para conter a queda esperada nas tarifas. No entanto, as mudanças nos padrões de consumo e compra desencadeadas pela pandemia, incluindo o aumento do comércio eletrônico, bem como medidas de quarentena, de fato levaram a um aumento na demanda de importação de bens de consumo manufaturados., Grande parte dos quais são transportados em contêineres, gerando o consequente aumento das taxas, expõe o boletim número 84, correspondente ao mês de abril, da UNCTAD e que se intitula “O transporte marítimo de contêineres na época da Covid-19: Porque as taxas de frete subiram e suas implicações para formuladores de políticas ".

Conforme detalhado no documento já no terceiro trimestre de 2020, a diminuição das medidas de bloqueio e as diferentes velocidades de recuperação ao redor do mundo, bem como os pacotes de estímulos que suportam a demanda do consumidor, a criação de estoques e a distribuição Antecipada em antecipação de novas ondas da pandemia, contribuíram para causar um novo aumento nos fluxos comerciais em contêineres. Essas condições tiveram um impacto nas taxas de frete de contêineres que atingiram níveis históricos. Mesmo as taxas para a América do Sul e a África Ocidental são tão altas quanto para qualquer outra grande região comercial.

Com esse cenário a todo vapor, a obstrução do Canal de Suez por um navio de contêineres encalhado contribuiu ainda mais para o aumento das tarifas de frete, em um momento em que a cadeia logística global sofre com a grande escassez de contêineres, principalmente nas rotas de comércio mais longas e " "para as regiões em desenvolvimento, ao invés das principais rotas Leste-Oeste, às quais se somam os atrasos relacionados à pandemia nas conexões intermodais, o que, de acordo com o relatório, sugere que os atuais aumentos das taxas se manterão durante todo o ano de 2021.

Diante desse panorama complexo, a UNCTAD desenvolve e propõe uma série de ações aos formuladores de políticas, a fim de fazer frente a essa situação, a saber: a) facilitar e digitalizar o comércio; b) melhorar a rastreabilidade e a localização; e (c) fortalecer as autoridades nacionais de concorrência.

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