quarta-feira, 7 de abril de 2021

Chile fecha fronteiras terrestres e obriga transportadores a apresentar PCR negativo


 O Ministério da Saúde (Minsal) do Chile informou sobre as novas medidas que serão tomadas em âmbito nacional para evitar a disseminação do Covid-19, que começou a vigorar em 5 de abril. Neste contexto, informou El Andino, uma das ações que serão realizadas é o fechamento das fronteiras ao longo deste mês, em relação às passagens de fronteira do Chile, detalhou:

-Os motoristas estrangeiros não residentes no país, que entram no Chile, devem apresentar PCR negativo que não deve ultrapassar 72 horas antes do início da viagem do ponto de origem (consignado no manifesto internacional de carga).

-Além disso, o motorista chileno ou estrangeiro (residente ou não) pode ser selecionado aleatoriamente para um teste no Complexo de Fronteira.

-Quando for detectado um caso positivo e quem se recusar a realizar o teste de detecção direta do SARVS-CoV-2 será encaminhado para uma residência de saúde para a quarentena obrigatória de 14 dias.

-Os custos associados à estada em hotel de trânsito, ou autorizado pela autoridade sanitária, serão custeados pela empresa estrangeira de transporte terrestre internacional.

A esse respeito, o governador da Província de Los Andes, Sergio Salazar, referiu-se ao impacto da fronteira terrestre entre Los Andes e Mendoza: “Isso gera uma preocupação permanente, já que cerca de 80% dos motoristas são estrangeiros e muitos deles eles vêm do Brasil onde tensões bastante complexas se desenvolveram do ponto de vista do seu combate, por isso entendemos estas medidas de salvaguarda ”.

Da mesma forma, Salazar acrescentou que o transporte internacional de cargas durante a pandemia através do Sistema Integrado Cristo Redentor tem sido regular, garantindo assim o abastecimento de diversos produtos aos habitantes do território nacional e as exportações efetuadas a partir de portos para outros países. “Do ponto de vista da carga, nossa travessia de fronteira não perdeu força, pois manteve números semelhantes aos que teve historicamente. Assim, o número médio de caminhões que entram no Chile ainda é de 800 por dia e nos horários de pico ultrapassa 1.000. ”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário