quinta-feira, 1 de abril de 2021

Maersk suspende reserva spot e de curto prazo afetando as exportações da América Latina

 O bloqueio do Canal de Suez pelo navio porta-contêineres de 20.000 TEU Ever Given foi resolvido em seis dias. Mas a Maersk, maior armadora do mundo, espera impacto em toda a cadeia de abastecimento global, com forte impacto na América Latina.

A companhia de navegação mantém a capacidade significativamente reduzida. E prevê a aceleração da escassez de contêineres no mercado, o que têm afetado o setor desde o segundo semestre de 2020,conforme divulgou o Seatrade Marítime News.

"Nós comunicamos anteriormente que, mesmo quando for reaberto, o bloqueio do Canal de Suez terá efeitos na cadeia de abastecimento global nas próximas semanas", informou um boletim oficial da Mearsk anteriormente distribuído aos clientes.

"Esperando uma perda significativa de capacidade ao longo de várias semanas, dependendo da dinâmica do mercado, decidimos interromper temporariamente as reservas de curto prazo feitas através do Spot, bem como os contratos de curto prazo nesta semana e no futuro imediato, nestes serviços geográficos”, destacou o comunicado da companhia.

A nota esclareceu que Spot é a plataforma de reservas online da Maersk para remessas spot de contêineres. A suspensão dos contratos spot e de curto prazo afeta todas as exportações fora da Ásia.

Segundo a Maersk,isto se deve à expectativa de escassez de contêineres. A situação também afeta as exportações da Ásia Central Ocidental para a Europa e Norte da África, a costa leste da América do Norte, a África Ocidental através do Mediterrâneo e para a América Latina através do Mediterrâneo.

Além disso, prejudica as exportações da Europa para a Ásia, Oriente Médio e subcontinente indiano e Oceania; para as exportações da América do Norte para o Oriente Médio e o subcontinente indiano e para a África Oriental, e para as exportações da América Latina da costa leste da América do Sul para o Oriente Médio e o subcontinente indiano e Ásia através do Mediterrâneo, e da América Central e o da costa oeste da América do Sul ao Oriente Médio e ao subcontinente indiano.

A suspensão também afeta as exportações da África Oriental para a Europa e da África Ocidental para a Ásia, Oriente Médio e subcontinente indiano via Mediterrâneo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário