quinta-feira, 15 de abril de 2021

APM Terminals faz maior operação de carga não conteinerizada em um navio porta-contêineres

 

O embarque de três pás eólicas de 72,5 metros cada, entre 25 de março e 1º de abril, em colaboração com a Maersk Brasil, foi o maior embarque de carga não conteinerizada em um navio porta-contêineres do mundo.A operação foi resultado de ações comerciais conjuntas entre diversas empresas da Maersk, com a transportadora Aliança Navegação e Logística responsável pelo frete marítimo, a APM Terminals Pecém e a equipe de Logística e Serviços da Maersk Brasil que fornecia as soluções logísticas para o cliente.

A carga destinava-se ao estado de Santa Catarina e as operações foram realizadas nas áreas 9 e 10 do Terminal Multiutilizador (TMUT) do Porto de Pecém.Para o presidente da APM Terminals do Pecém, Daniel Rose, além da logística integrada com foco no cliente, a operação em si foi muito importante para o Terminal. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho de nossa equipe, que demonstrou agilidade e agiu com tranquilidade durante toda a operação. Nossas equipes de planejamento, segurança e operações estiveram totalmente alinhadas, o que nos permitiu realizar com sucesso essa complexa operação junto com nossos parceiros”.

Para a operação, um guindaste Ship to Shore (STS) fornecido pela APM Terminals Pecém foi utilizado inicialmente para embarcar contêineres flat rack que serviriam de base para as estruturas de suporte e movimentação nas quais as pás seriam fixadas. Posteriormente, dois guindastes portuários móveis (tipo MHC) foram utilizados para içar as pás, que pesam aproximadamente 21 toneladas cada. Os embarques foram realizados nos navios “Bartolomeu Días” e “Vincente Pinzon” da Aliança Navegação e Logística, que opera uma das linhas de cabotagem que passam pelo porto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário