quinta-feira, 8 de abril de 2021

Projeto ferroviário de 1.285 quilômetros vai ligar Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá

Eficiência, segurança, rapidez e economia "é a premissa da" nova ferrovia de 1.285 quilômetros que ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao porto de Paranaguá, no litoral paranaense, criando assim um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil O investimento estimado para as obras chega a US $ 357,3 milhões, o que mudará drasticamente a estratégia logística nacional.

Dessa forma, a redução do chamado “custo Brasil” será beneficiada; Estudos preliminares de demanda e rastreamento apontam queda de 27% no custo das operações de exportação com a mudança da modalidade rodoviária para a ferroviária. O custo de produção cai de US $ 875,5 milhões para US $ 661,1 milhões no Paraná (-23%). Enquanto isso, de US $ 679 milhões para US $ 464,6 milhões no Mato Grosso do Sul.

A diferença é explicada por um dos pontos que reforçam a competitividade do transporte ferroviário: quanto maior a distância a percorrer de trem, mais barato o preço final da carga. O roteiro desenvolvido pela equipe da GTFerrovias, vinculada ao Governo do Paraná, prevê uma economia logística de US $ 13 a tonelada.

“Por isso, a carga de Maracaju, ponto de partida da ferrovia, até o Porto de Paranaguá terá um impacto maior na redução da carga que vai de Guarapuava a Paranaguá, por exemplo”, disse o coordenador do GT Ferroviário .do Estado do Paraná, Luiz Henrique Fagundes. “O custo, porém, diminui uniformemente ao longo de toda a viagem”, acrescentou.

Haverá também uma redução significativa no tempo de viagem em comparação com a rota atualmente em operação. O grupo estima que o trajeto Cascavel / Paranaguá pela nova malha levará cerca de 18 horas, ante 100 horas hoje.

Reduções de prazos e custos que, na opinião do CEO da Ferroeste e um dos coordenadores do projeto do novo eixo ferroviário, André Gonçalves, terão um efeito cascata, com reflexo imediato nas gôndolas dos supermercados. “O consumidor final vai pagar menos na garrafa do óleo de soja, por exemplo, um dos principais produtos originários da região”, afirmou.

 

 

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