segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Programa de estímulo a cabotagem deve ser lançado em outubro


          O Ministério da Infraestrutura anunciou no final do expediente, sexta-feira, 16, que a divulgação do programa de estímulo à cabotagem (denominado BR do Mar) deverá ocorrer em outubro.  O órgão explicou que até lá deverão ser resolvidas as questões controversas que envolvem mudanças no marco regulatório do setor de navegação (Lei 9432/1997), que são vistas com cautela pela construção naval.
           Representantes de estaleiros estão apreensivos com o conteúdo da medida provisória que, por sua natureza, pode vir a sofrer modificações no Congresso. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval e Offshore (Sinaval) informa que vem solicitando reiteradamente, sem sucesso, uma agenda com o ministro Tarcísio Freitas para tratar do programa e defender uma política industrial para o setor.
           O Ministério observou que, no momento, não existe uma reunião com o sindicato confirmada na agenda do ministro. "Cabe ressaltar que o DNHI (com o Departamento de Navegação e Hidrovias) já recebeu o Sinaval e representantes da indústria naval para discutir o programa e continua de portas abertas para recebê-los", disse o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa. 
          O Sinaval alega que houve, pelo menos, quatro reuniões marcadas com o ministro e que depois foram desmarcadas. Na quinta-feira da semana passada (15), representantes da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), participaram de reunião com representantes do DNHI e do ministério para tratar de ajustes no BR do Mar. No mesmo dia, o departamento teve na agenda outras reuniões com objetivo de discutir a edição da MP do setor de navegação.
           O Minfra  também não detalhou se após as discussões do BR do Mar, a pasta pretende se debruçar sobre outras modalidades da navegação, como apoio marítimo, apoio portuário e navegação interior. A assessoria do MInistério ressaltou que o entendimento do ministério é que as demais modalidades de navegação possuem demandas específicas, mas que não levarão a uma alteração significativa quanto na cabotagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário