O Ministério de Transportes e Comunicações (MTC)
do Peru modernizará a infraestrutura de Callao e de outras cidades. A medida
faz parte da política do governo para melhorar a competitividade e
produtividade do país e incrementar sua dinâmica comercial.
“Trabalhamos para que nossos produtos cheguem a novos mercados e para
incrementar a competitividade nacional”, afirmou a ministra Maria Jara Risco. A
declaração foi dada depois de inspecionar as instalações do Terminal Norte
Multipropósito de Callao e do Terminal de Contêineres Molhe Sul.
Nesta linha, a titular do MTC disse que a previsão é de apresentar
adendos para a ampliação do terminal marítimo a fim de que Callao, o principal
porto peruano, se consolide como o hub portuário da região em nível
continental. A ideia é que o complexo seja ponto de chegada e partida de
diversos portos da Costa Oeste da América do Sul.
É
o caso do novo Terminal Norte Multipropósito de Callao, operado pela APM
Terminals, que incrementará sua capacidade de armazenamento de grãos de 25 mil
para 115 mil toneladas. O investimento estimado para estas mudanças é de US$
460 milhões, e, concluído, deverá movimentar até 2,8 milhões mais de teus.
Já o Terminal de Contêineres Muelle Sur (molhe sul), administrado pela
DP World, será ampliado no molhe em 300 metros em direção ao mar e no pátio de
contêineres de 21 a 30,3 hectares. Além disso, serão compradas tr|ês gruas
pórtico, cada uma com outras três gruas de pátio. O investimento é calculado em
US$ 211 milhões, e possibilitará que a capacidade seja expandida em 400 mil
teus.
Ao mesmo tempo, o MTC transferiu US$ 1,9 bilhão a Enapu (Empresa
Nacional de Puertos), que serão canalizados para iniciar o processo de
modernização do Porto de Ilo. Os recursos serão aplicados nos trabalhos de
reabilitação e modernização de um dos principais terminais marítimos do sul do
país.
“A modernização do Porto de Ilo garantirá o desenvolvimento em Moquegua,
Tacna e todo o sul do Peru, e otimizará o comércio exterior e as operações
logísticas que se realizam por meio do transporte marítimo”, disse a ministra
Maria Jara. O projeto envolverá 356 pilotes que suportam o molhe de 300 metros
de largura, e a reparação da estrutura principal (viga mandil), que o suporta.
Haverá ainda, a compra de equipamentos e outras medidas de reparação.
As obras permitirão ainda a promoção das exportações de minerais
extraídos das regiões de Moquegua e Puno, Facilitarão, igualmente, as
importações do trigo a granel consumido pela população do sul peruano e de
insumos utilizados pela industria mineira da região. A modernização do Porto de
Ilo também vai melhorar os serviços usados pelos operadores da Bolivia que
utilizam o terminal como alternativa para entrada e saída de produtos para o
país.
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