O volume
total de movimentação de cais da Santos Brasil em seus três terminais - Santos
(SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) – cresceu 20,3% no segundo trimestre
em relação ao mesmo período de 2018, totalizando 320.079 contêineres. As
operações de longo curso representaram 75,1% do total movimentado e as de
cabotagem 24,9%.
O Tecon Santos movimentou 282.496
contêineres no período, aumento de 23,4% em relação ao segundo trimestre do ano
passado. O crescimento apresentado pelo terminal no trimestre superou em mais
de cinco vezes o crescimento do Porto de Santos no mesmo período, que foi de
4,1%.
Com o volume movimentado no primeiro
semestre de 2019, o Tecon Santos apresentou, em base anualizada, utilização de
80% da capacidade instalada e alcançou 41,3% de participação de mercado,
mantendo a liderança no Porto de Santos. Nas rotas de navegação que escalam o
porto santista, os serviços asiáticos apresentaram o maior crescimento, reflexo
do aquecido comércio entre Brasil e China. O Tecon Santos opera dois dos quatro
serviços asiáticos que atualmente escalam o Porto de Santos, o que representa
uma participação de mercado de aproximadamente 45% nesta rota comercial.
No Tecon Vila do Conde, o volume de
contêineres movimentados cresceu 21,0% no 2T19, atingindo 27.270 unidades. As
operações de longo curso representaram 67,1% do volume total e tiveram
crescimento de 14,1% no período. As exportações cresceram 23,3%, com destaque
para os embarques de manganês e cobre. As importações cresceram 3,8%,
revertendo a queda no trimestre anterior. Outro importante vetor de crescimento
foram as operações de carga de projeto nos meses de maio e junho, com a
importação de equipamentos e máquinas para duas grandes mineradoras e uma
hidrelétrica localizadas na região.
O Tecon Imbituba movimentou 10.313
contêineres no 2T19, 30,0% abaixo do volume do 2T18. A queda é explicada pela
redução na movimentação de contêineres de longo curso, em decorrência da
descontinuação do serviço asiático ASAS em janeiro de 2019, que deixou de
existir devido à reorganização dos serviços dos armadores Maersk, Hamburg Süd,
MSC e Hapag Lloyd na Costa Leste da América do Sul. No entanto, as operações do
Terminal de Carga Geral (TGG) de Imbituba vêm compensando esse impacto. No
segundo trimestre, o TCG operou 94,6 mil toneladas, mais do que o dobro do
volume movimentado no mesmo período do ano passado, com destaque para a
importação de produtos siderúrgicos e barrilha e exportação de toras de madeira
para o mercado chinês.
O volume de contêineres armazenados
da Santos Brasil Logística cresceu 9,0% no período, impulsionado pela renovação
e também assinatura de novos contratos ao longo do trimestre, sobretudo com
clientes do setor químico, importadores de fertilizantes e defensivos
agrícolas.
O TEV movimentou 53.435 veículos no
segundo trimestre, queda de 33,9% em relação ao período em 2018, decorrente
principalmente das menores exportações de veículos das montadoras brasileiras
para o mercado argentino. Por outro lado, houve melhora do mix com o
crescimento de 10,4% nas importações, que passaram a representar 17,7% do total
de veículos movimentados no trimestre. No primeiro semestre de 2019, a
utilização da capacidade do TEV, em base anualizada, foi de 68,2%.
De acordo com Daniel Pedreira Dorea,
diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da companhia,
"apesar do ritmo ainda lento de recuperação da economia brasileira – sem
crescimento relevante no consumo, na indústria e no fluxo de importação -, o
crescimento registrado pela Santos Brasil coroa iniciativas bem-sucedidas na
contratação, ainda em 2018, de serviços com volume e mix rentáveis, e
continuado rigor no controle de custos e despesas".
Num horizonte um pouco mais longo,
destaca o executivo, "devemos experimentar um ciclo positivo mais amplo de
crescimento, impulsionado não apenas pela retomada da atividade doméstica, com
inflação controlada e juros baixos, mas também pela agenda de abertura
comercial".
No segundo trimestre, a Companhia
apresentou lucro líquido de R$6,3 milhões, comparado ao prejuízo líquido de
R$4,0 milhões no segundo trimestre de 2018. A receita líquida consolidada
cresceu 14,9%, totalizando R$264,9 milhões no período, resultado do aumento dos
volumes de movimentação de contêineres e carga geral, bem como da recomposição
parcial de preços.
A Santos Brasil registrou EBITDA de
R$58,7 milhões, com margem de 22,2%. O EBITDA pró-forma totalizou R$35,0
milhões, com margem de 13,2%. Em base recorrente, o EBITDA pró-forma foi de
R$42,6 milhões, com margem de 16,1%; O saldo de caixa da Companhia no período
foi de R$460,3 milhões, com uma dívida líquida de R$19,8 milhões. Os
investimentos somaram R$46,3 milhões, sendo R$41,3 milhões destinados ao
projeto de ampliação do Tecon Santos, que adicionará 220 metros ao cais atual,
que passará a ter 1.510 metros de extensão (considerando os 310 metros do cais
do TEV).
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