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Ministério da Infraestrutura planeja realizar a privatização do Porto de Santos
até o final de 2022, segundo anunciou nesta quinta-feira (22) a secretária de
Fomento, Planejamento e Parcerias da pasta, Natália Marcassa. A Companhia Docas
do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o maior complexo portuário da
América Latina, está entre as 9 estatais que foram incluídas na véspera no
programa de privatizações do governo Bolsonaro.
"Vamos privatizar o porto de
Santos até o final do governo. E quem privatizar o porto de Santos faz qualquer
outro projeto de infraestrutura", afirmou a secretária, reconhecendo o
desafio e dificuldades para conseguir aprovar o projeto.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é proibida a privatização de estatais sem aprovação do Congresso.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), é proibida a privatização de estatais sem aprovação do Congresso.
Pela mesma decisão, o aval do Legislativo só é
dispensado na venda de subsidiárias pelo governo federal. E não será fácil
obtê-lo. “As privatizações enfrentarão resistência política e o governo terá de
trabalhar base”, já adiantou o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia
O Governo anuncia ainda um plano para privatizar mais 9 estatais. Entre elas, a Codesa (Companhia Docas do Espirito Santo), que já estava em fase de estudos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) lançado pelo governo de Michel Temer e mantido pela atual gestão.
O Governo anuncia ainda um plano para privatizar mais 9 estatais. Entre elas, a Codesa (Companhia Docas do Espirito Santo), que já estava em fase de estudos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) lançado pelo governo de Michel Temer e mantido pela atual gestão.
Com o anúncio de novos projetos de
privatização, a carteira atual do PPI conta atualmente com 119 ativos, com
previsão de investimentos de mais de mais de R$ 2 trilhões, segundo estimativa
do governo. Na área de portos, além Codesp e da Codesa, a secretária disse que
o governo também estuda a privatização dos portos de São Sebastião e Suape.
Para 2020, estão previstos os leilões
de arrendamento de mais 6 terminais portuários: 4 no Porto de Itaqui e 2 no
Porto de Santos. Na área de rodovias, segundo a secretária, os próximos leilões
previstos são o da BR 364/365/GO/MG, marcado para o dia 18 de setembro, e o da
BR-101/SC, que deve ocorrer até o final do ano.
Já na área de aeroportos, o governo
pretende leiloar em 2020 mais 22 aeroportos da Infraero divididos em três
blocos, encabeçados pelos terminais de Curitiba, Manaus e Goiânia. Já Congonhas
e Santos Dumont deverão ser os últimos a irem à leilão, em 2022, de forma a
garantir o equilíbrio das contas da Infraero até que ela fique sem nenhum
terminal para administrar. Em 2019, já foram tirados do papel 26 projetos de
transferência de ativos para a iniciativa privada na área de infraestrutura,
incluindo o leilão de 12 aeroportos, 13 terminais portuários e a concessão da
ferrovia Norte-Sul.
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