terça-feira, 27 de agosto de 2019

Estudo do Fórum Econômico Mundial revela que maioria das profissões em 2030 ainda não existem, inclusive nas áreas de logística


          O Fórum Econômico Mundial divulgou estudo revelando que até 2030, muitas das funções atualmente utilizadas nas empresas terão mudado. O relatório apontou que até 2030 entre 75% e 85% das profissões mais procuradas ainda não existem hoje e entre elas se destacam atividades no segmento de comércio exterior, transporte e logística.
          A análise do Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e a capacidade de resolver problemas complexos, exigirá mão de obra qualificada com formação especializada e uma base muito prática. Aqueles que optam por carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) “terão sucesso.”, segundo a Adecco. Ou seja, buscam-se perfis que integrem conhecimento científico, tecnológico, matemático e de engenharia.
          A Adecco fez, assim, a sua análise e divulga alguns dos que são os possíveis empregos do futuro:
  • Especialistas em clima e meio ambiente: devemos cuidar dos recursos naturais. Não há planeta B. Novos negócios serão projetados, tais como controladores da pegada de carbono, agricultores verticais de culturas hidropônicas, forças de segurança contra eco-delinquentes …
  • Piloto e controlador aéreo de drones (foto): atualmente usamos drones para tarefas de pesquisa e manutenção, estamos dando os primeiros passos no uso comercial com tarefas de distribuição e transporte, o que abre uma ampla gama de possibilidades para uso futuro.
  • Especialistas em Impressão 3D: A gestão de impressoras 3D não será exclusiva do mundo da construção e arquitetura ou indústria. Os avanços na medicina beneficiarão da ajuda de profissionais de impressão 3D.
  • Especialistas em tráfego automatizado e veículos sem motorista: Engenheiros especializados capazes de projetar veículos de nanotubo de carbono leve ou modelos básicos de transporte, como bicicletas sem pedais, assim como criadores de experiência para viajantes. O mundo dos transportes passará por uma grande transformação.
  • Intérpretes de Big Data: Existem atualmente mais de 5,5 milhões de máquinas interconectadas. Até 2030, espera-se que existam mais de 50 milhões. Controlar tudo isso exigirá especialistas multidisciplinares com capacidade de trabalhar em equipa e com conhecimento na análise de Big Data.
  • Especialistas em criptomoedas: dos aspetos legais à segurança através de investidores ou credores. O mundo das criptomoedas irá assumir uma elevada importância no futuro próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário