O presidente da ACS (Autoridade do Canal de
Suez), almirante Mohab Mammesh, anunciou o trânsito com êxito do MSC Gülsun. A
Alphaliner explicou que a embarcação é a segunda maior do mundo e realizou sua
primeira viagem através do Novo Canal de Suez. O navio, de bandeira panamenha,
passou pela travessia em direção à Europa Norte-Ocidental, a partir do porto
chinês de Xingang.
Segundo Mammesh, que também preside a Zona Econômica do Canal de Suez, o
navio transitou com total segurança, contando com apoio da administração do
canal egípcio, incluindo a participação de práticos experientes na sua
pilotagem, e rebocadores adequados. Ele disse que foram cumpridos todos os
itens do protocolo da ACS referente a recepção de meganavios que transitam pela
primeira vez a via.
O
almirante destacou que o Canal de Suez seguirá sendo a alma do comércio mundial
como a via de navegação maior e mais avançada e que está em constante
aperfeiçoamento para se manter em acordo com as novidades no âmbito do
transporte marítimo. O presidente da ACS disse ainda que os projetos de
desenvolvimento da via, bem como os esforços para melhorar os serviços
prestados, e o aumento da capacidade de mão de obra são respostas a permanente
evolução da indústria da navegação.
Mameesch lembrou que o projeto mais recente de aperfeiçoamento do Canal
de Suez foi a inauguração da ampliação há quatro anos, em um momento que se
fazia necessário aumentar a eficiência da travessia. Segundo ele, hoje o Canal
pode acomodar as gerações atuais de grandes portacontêineres e está preparado
para os navios futuros da frota mundial, especialmente os mega
portacontêineres, que cada dia exigem mais dos serviços de apoio.
O
MSC Gulsun é o segundo maior navio da frota da MSC e do mundo, com capacidade
de 22.960 teus, somente superado pelo MSC Mina, de 23.956 teus. Os dois fazem
parte de uma série de onze barcos similares que a armadora encomendou aos
estaleiros sul coreanos SHI e DSNME em 2017. As embarcações estão preparadas
para operar nas linhas do Extremo Oriente e no Noroeste da Europa, por meio do
Canal de Suez, como parte do serviço AE 10 SILK, da Aliança 2M. O MSC Gulsun
mede 400 metros de comprimento, por 61,4m de largura, um pouco menos que os
62,1m da largura máxima permitida no Canal de Suez, calado de 16m, tonelagem
bruta de 232 mil, e pertence a classe Megamax 24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário