quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Porta-contêineres MSC Gülsün, segundo maior do mundo, transita pela primeira vez pelo Canal de Suez


            O presidente da ACS (Autoridade do Canal de Suez), almirante Mohab Mammesh, anunciou o trânsito com êxito do MSC Gülsun. A Alphaliner explicou que a embarcação é a segunda maior do mundo e realizou sua primeira viagem através do Novo Canal de Suez. O navio, de bandeira panamenha, passou pela travessia em direção à Europa Norte-Ocidental, a partir do porto chinês de Xingang.
          Segundo Mammesh, que também preside a Zona Econômica do Canal de Suez, o navio transitou com total segurança, contando com apoio da administração do canal egípcio, incluindo a participação de práticos experientes na sua pilotagem, e rebocadores adequados. Ele disse que foram cumpridos todos os itens do protocolo da ACS referente a recepção de meganavios que transitam pela primeira vez a via.
            O almirante destacou que o Canal de Suez seguirá sendo a alma do comércio mundial como a via de navegação maior e mais avançada e que está em constante aperfeiçoamento para se manter em acordo com as novidades no âmbito do transporte marítimo. O presidente da ACS disse ainda que os projetos de desenvolvimento da via, bem como os esforços para melhorar os serviços prestados, e o aumento da capacidade de mão de obra são respostas a permanente evolução da indústria da navegação.
          Mameesch lembrou que o projeto mais recente de aperfeiçoamento do Canal de Suez foi a inauguração da ampliação há quatro anos, em um momento que se fazia necessário aumentar a eficiência da travessia. Segundo ele, hoje o Canal pode acomodar as gerações atuais de grandes portacontêineres e está preparado para os navios futuros da frota mundial, especialmente os mega portacontêineres, que cada dia exigem mais dos serviços de apoio.
          O MSC Gulsun é o segundo maior navio da frota da MSC e do mundo, com capacidade de 22.960 teus, somente superado pelo MSC Mina, de 23.956 teus. Os dois fazem parte de uma série de onze barcos similares que a armadora encomendou aos estaleiros sul coreanos SHI e DSNME em 2017. As embarcações estão preparadas para operar nas linhas do Extremo Oriente e no Noroeste da Europa, por meio do Canal de Suez, como parte do serviço AE 10 SILK, da Aliança 2M. O MSC Gulsun mede 400 metros de comprimento, por 61,4m de largura, um pouco menos que os 62,1m da largura máxima permitida no Canal de Suez, calado de 16m, tonelagem bruta de 232 mil, e pertence a classe Megamax 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário