quarta-feira, 21 de agosto de 2019

CDRJ aprova anteprojeto da sinalização náutica do Porto do Rio de Janeiro


          Os representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), da Praticagem do RJ, dos Terminais de Contêineres e da Marinha aprovaram o anteprojeto de sinalização náutica do Canal de Cotunduba. A apresentação do documento aconteceu na última sexta-feira (16), durante reunião do Grupo de Trabalho responsável por desenvolver ações de melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro e do tráfego marítimo na Baía de Guanabara e foi divulgada nesta terça-feira, 20.
          Com a aprovação do anteprojeto, a empresa Precursore vai desenvolver a versão final do projeto, que deverá ser apresentado já no início de setembro. A nova sinalização náutica prevê a inclusão de transceptores AIS AtoN nas boias hoje existentes e acrescentar novas boias articuladas com o mesmo dispositivo, agregando inovação tecnológica com redução de custos para implantação e manutenção.
          “O projeto vai promover uma navegação mais segura e eficiente das embarcações no Canal de Cotunduba, especialmente no período noturno”, explicou o Gestor de VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Santiago Villas-Bôas, que lidera o grupo de trabalho.
          Ainda durante o encontro, Villas-Bôas atualizou os presentes sobre o andamento do projeto de implantação do VTMIS no Porto do Rio de Janeiro, que envolverá um centro de controle operacional e modernos equipamentos como radares, sensores, marégrafos, boias meteo-oceanográficas e câmeras de longo alcance e alta definição. A reunião tratou também sobre a condução dos testes e medições para a implementação do calado dinâmico no Porto do Rio de Janeiro (sistema ReDRAFT®) e no Porto de Itaguaí (sistema DUKC®), cujos estudos devem ser finalizados em poucos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário