segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Vale consegue liminar para retomar operações no porto de Tubarão (ES)

         A Vale conseguiu liminar para retomar as operações no porto de Tubarão, em Vitória (ES). A decisão foi do juiz Vigdor Teitel, do TRF (Tribunal Regional Federal), da 2ª Região, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
         O advogado Sergio Bermudes, que representa a Vale explicou que o juiz deu prazo de 60 dias para que a mineradora apresentasse um plano de viabilidade para suas operações no porto.
         A interdição havia sido determinada na 6ª feira pelo juiz Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa, da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, em medida cautelar solicitada pela Polícia Federal, que investiga supostos crimes ambientais praticados pelas empresas que atuam no porto de Tubarão.
         A própria Vale ressaltou, na 6ª feira, que a interdição poderia impedi-la de exportar cerca de 200 mil toneladas de minério de ferro por dia, além de levar a uma perda diária da importação de 44 mil toneladas de carvão mineral.
         Entre janeiro e setembro do ano passado, foram embarcadas 82,5 milhões de toneladas de minério de ferro pelo porto. O escoamento representa quase um terço das exportações brasileiras do produto. No caso do carvão, chegaram 8,9 milhões de toneladas pelo terminal de Praia Mole, que faz parte do complexo de Tubarão. A mineradora havia informado que a interdição do porto causava um prejuízo diário de R$ 35 milhões em cargas que deixariam de ser movimentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário