quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Imbituba pode ganhar terminal de regaseificação de GNL para abastecer os três estados do Sul

         A sensação de insegurança em relação à possibilidade de falta de gás natural nos três estados do Sul do Brasil para empresas, residências e veículos pode estar com os dias contados. Essa semana, mais um grupo empresarial comunicou ao governo de Santa Catarina ter realizado estudo para avaliar a viabilidade de implantação de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Imbituba, Sul do Estado.
         O grupo é formado pelas empresas Bolognese Energia, Gasporto e TSL Energy, que têm um projeto de gás com usina termelétrica para o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Em meados de dezembro, a Engie (novo nome da Tractebel Energia),pertencente a multinacional GDF Suez que é a maior geradora privada de energia do Brasil, firmou protocolo de intenções com o governo de SC também para a instalação de um terminal de regaseificação no Porto de Imbituba.
         O secretário catarinense de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, contou que o plano da Bolognese e sócios é fazer o estudo durante um ano e, se o projeto for viável, investir, numa primeira fase, R$ 200 milhões. Conforme Chiodini, um terminal de regaseificação pode gerar R$ 300 milhões em ICMS. A intenção do grupo e fornecer gás natural não só para a Região Sul, mas também para São Paulo.
         Um dos desafios da SCGás, distribuidora do insumo no Estado, é atingir regiões ainda não atendidas como o Planalto Serrano e o Oeste. O contrato com o Gasbol, de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, se encerra em 2020. Se implementado, o terminal de regaseificação abastecerá Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário